| 2 Comments

Outro dia me dei conta que a maioria dos filmes americanos legais têm saído da Focus Features. Encontros e Desencontros, 21 Gramas, Traffic, Quero Ser John Malkovich e outros saíram dali - e Eternal Sunshine of the Spotless Mind (eu não vou me decepcionar, eu não vou me decepcionar, eu não vou me...) está vindo. Além disso, a Focus também importa filmes estrangeiros, como os do François Ozon, e faz eles serem queridinhos da crítica para, eventualmente, chegarem também ao terceiro mundo.

São filmes que não se assumem (cof) indies, mas têm um padrão de produção diferenciado, elevado. Para um público diferente do que a Universal - matriz da Focus - quer pegar com seu último épico entediante ou comédia clichê.

Num mundo onde a concorrência mais forte é a Fox Searchlight - braço indie (cof cof cof) da Fox -, eles só podem dominar essa fatia do mercado.

Mas surgiu concorrência de verdade. Fundada no ano passado, a Warner Independent Pictures começa a lançar produções no meio de 2004. O novo do Richard Linklater, Before Sunset, abre a temporada. Mais pra frente tem a refilmagem do Nove Rainhas e o último trabalho do Jean-Pierre Jeunet com a Audrey Tautou (Amélie!).

Mas o interessante é que eles dão dinheiro e meios pra gente que tá engatinhando - dê uma googlada com os nomes dos diretores dali e você entende - começar uma carreira, espera-se, interessante em Hollywood. E buscar renovar essas coisas que parecem cada vez mais caquéticas.

Finalmente dá pra dizer que tem filmes esperáveis pela frente.

2 Comments

o ironico eh que quando fui ver 21 gramas a vinheta da produtora estava completamente fora de "focus".

Mas não é assim mesmo? O "o" de "Focus" é fora de foco.

Categories

Monthly Archives

Tradutor

Powered by Movable Type 5.13-en

Tradutor

About this Entry

This page contains a single entry by Érico Assis published on mars 1, 2004 9:49 EH.

was the previous entry in this blog.

is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.