| 61 Comments

Consegui ler dois livrinhos de ficção nas férias. Política, do Adam Thirlwell, e You Shall Know Our Velocity, do Dave Eggers.

Faz dias que tô tentando entender por que gostei dos dois, mas sinto que, se eu tentar explicar, vai parecer que eu não gostei.

Ambos são engraçados, ambos são extremamente bem escritos e ambos são meio, assim, vazios. Tipo, não têm um ponto, não têm um sentido, algo palpável. São coletâneas de páginas maravilhosamente bem escritas que por acaso caíram no mesmo livro.

politica.jpgThirlwell é a ironia em pessoa. E não é só ironia que ele tem, é humor negro. Pelo que eu tinha lido sobre o livro, esperava algo tipo o Alain de Botton, que se mete no meio das histórias e começa a filosofar sobre o relacionamento dos personagens. Thirlwell é muito mais malvado. Não só insiste em se intrometer em cada cena, mas também ridiculariza cada uma de suas pobres figurinhas. Sendo um livro sobre um relacionamento a trois, o que pode atiçar as mentes pervertidas por aí, é interessante como ele retrata o sexo como uma coisa suja e humilhante. No final, acaba ficando parecido com Como Ser Legal.

youshall.jpgGostei mais do do Eggers. Ele consegue te prender por 15, 20 páginas numa mesma cena em que o personagem começa um monólogo sobre nada. A prosa é fantástica. A idéia é maluca: dois amigos resolvem viajar pelo mundo distribuindo os 80 mil dólares que conseguiram após a morte de um colega. Eles não sabem muito bem por que ou pra que estão fazendo isso, mas parece ser algo bom, certo. Provavelmente porque passaram a infância assistindo repetidamente a moral da história no final de cada episódio do He-Man, ou leram muito Homem-Aranha - o Eggers não cita cultura pop, mas os personagens dele parecem viver dessa moral de cinema e desenho animado infantil, tentando entender como ela (não) funciona quando você vira adulto. E, como no livro anterior dele, é bom se preparar para aquelas descrições intermináveis das explosões de felicidade dos personagens por motivos banais.

Ficção, agora, só nas próximas férias. Pattern Recognition vai ter que esperar.

Categories

Monthly Archives

Tradutor

Powered by Movable Type 5.13-en

Tradutor

About this Entry

This page contains a single entry by Érico Assis published on ágúst 7, 2004 2:52 FH.

was the previous entry in this blog.

is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.