| 5 Comments

smartmobs.jpgDepois de encher o saco de muita gente, finalmente consegui ler Smart Mobs, do Howard Rheingold. E é bom, muito bom.

Mas pra ser lido com um pé atrás. Ele entra na mesma tradição dos livros "deslumbrados" com a Internet, tipo os do Michel Dertouzos, do Pierre Lévy e do Nicholas Negroponte - dá pra encontrar pelo menos cinco cópias de A Vida Digital em cada sebo de Porto Alegre, sinal de que as pessoas nem querem o livro na estante. Rheingold até leva em conta o monte de porradas críticas que esse pessoal levou na década de 90, mas ainda está bastante "maravilhado".

O legal do livro é que ele coloca no mesmo saco todas essas coisas legais que estão acontecendo em função da cibercultura - novas formas de participação democrática, discussões sobre direitos autorais, crítica à over-vigilância, aceleração da nanotecnologia - e dá um nome legal pro saco: "multidões inteligentes". Novos processos colaborativos possibilitados por novas tecnologias de comunicação.

Rheingold entra em discussões teóricas, citando até Foucault, pra não parecer contente demais. E dedica uns 10% do livro a só falar de aspectos negativos da sua "revolução social". Equilibra um pouco as coisas, mas a confiança dele no altruísmo das pessoas e na tendência à cooperação ainda me deixa em dúvida.

Ok, livro lido, objetivo alcançado. Agora eu quero esse: Multitude - War and Democracy in the Age of Empire. E aí, quem vai me conseguir o PDF?

5 Comments

Eu prefiro traduzir como "turbas inteligentes". Só porque turbas são burras e agressivas.

Pois eu caí também nessa questão da tradução num trabalho que fiz pro mestrado. Acabou que "multitude", cuja tradução mais óbvia seria "multidão", virou "turba". Nos autores que eu usei, é a "multitude" que é essa coisa mais volátil, irracional.

O problema é que turba parece nome de sanduíche ou refrigerante.

E eu que comprei um vida digital novinho... se soubesse... hehehehe.
Tá os caras são felizes, mas acho bom lê-los. Nem que seja pra criticar. E é bom tê-los na estante tb. Fazem pelo menos volume!
Preciso falar contigo... tu leva o meu trabalho do Fausto??

Uma coisa muito boa do Vida Digital é que o livro fala muito da história de certas tecnologias. O meu também foi parar no sebo, por sinal.

1f0840d59e95eb7142cdf68d5c4622f9 7a2985.

Categories

Monthly Archives

Tradutor

Powered by Movable Type 5.13-en

Tradutor

About this Entry

This page contains a single entry by Érico Assis published on ágúst 2, 2004 7:04 EH.

was the previous entry in this blog.

is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.