| 5 Comments

O Newsarama descobriu que as pessoas baixam gibis na Internet e entrevistou um grupo de scanners. Só levaram dois anos.

Deixando de lado a grande diferença entre o download de mp3 ou filmes e o download de gibis (é muito chato ler na tela), acho que a tendência é a mesma que vejo pra indústria de música: as pessoas começam a ficar mais seletivas, pois podem avaliar um álbum ou um gibi antes de comprá-lo. Assim (num mundo ideal), o que é ruim começará a vender menos. Pra mim, a grande birra das gravadoras é com isso: agora eles têm que se esforçar mais para fazer um produto que , pra ser vendido, têm que me convencer mesmo.

Ok, é uma análise ingênua de uma questão ampla. Mas é assim que eu funciono: passei a comprar menos CDs e menos gibis por conhecer antes o conteúdo.

Isso também é uma versão de algo que o Moby (foi o Moby?) uma vez disse: perdem vendas as bandas ou cantores que têm público-alvo burro, mantêm ou ganham vendas as bandas que têm público inteligente. Ou seja, perdem Britney e Eminem, ganha Pearl Jam (esse era o exemplo dele, não meu). Não é o que está acontecendo, mas deveria ser o resultado positivo da pirataria.

5 Comments

Concordo. Mas eu acho que a maior perda das gravadoras e editoras é o poder de "agendar" as coisas que as pessoas vão ler ou ouvir. Com muito acesso direto às bandas, passam a ser as pessoas (e não as rádios/programas de TV/etc.) que escolhem o que vão ouvir. É a morte do Jabá.

O consumidor está se tornando mais seletivo, sim. Os megasucessos de hoje são muito menores que os megasucesos da década de 80. Houve uma pulverização do público.

Infelizmente o consumidor de quadrinhos é covarde e supersticioso, preferindo a repetição eterna de personagens e histórias a algo novo.

o moby diz isso pq ta no time q ta ganhando..
eu nao acho q as gravadoras tao querendo aumentar as vendas atraves de melhorar o conteudo ou selecionar o q eh bom pro publico "inteligente".. eles tao eh investindo em promover mais um mesmo artista e massificar mais ainda o troço.. vendendo muito 1 artistas, ao inves de vender marromenos varios artistas (e ter o mesmo numero de discos vendidos).

ta cada vez mais dificil alguem q preste conseguir um record deal e ser lançado.. eu nao concordo com essa teoria do moby, e convenhamos, ele ta decadente e acha q eh rockstar.

Save money with Orbitz discount

soma I am not one of those who think that the people are never in the wrong. They have been so, frequently and outrageously, both in other countries and in this. But I do say, that in all disputes between them and their rulers, the presumption is at least upon a par in favour of the people.

Categories

Monthly Archives

Tradutor

Powered by Movable Type 5.13-en

Tradutor

About this Entry

This page contains a single entry by Érico Assis published on janúar 12, 2005 9:43 EH.

was the previous entry in this blog.

is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.