érico assis

professor
(publicidade / jornalismo) - unochapecó

redator/colunista - omelete

bloglines
wish list amazon
wish list cultura
library thing
shelfari

LENDO
OUVINDO

Search


Archives
Powered by
Movable Type 2.64


apríl 26, 2005

TV Turn-Off Week: 25/4 a 1/5

Aniversário da Globo: 26/4 a 30/4.

Coincidência?

A TV Turn-Off Week costuma ser planejada pra coincidir com a sweeps weeks dos EUA. É quando as redes de TV medem sua audiência pra usar como base pra determinar o custo das cotas publicitárias - menos audiência nessa semana, cotas mais baixas pro resto do ano. Mas cair logo no aniversário da Globo (ainda é a maior quarta rede de TV do mundo?) é suspeito...

erico, 02:22 EH | Comments (3) | Permalink

apríl 22, 2005

elbow.jpgAnd when the sunshine
Throwing me a lifeline
Finds its way in to my room
All
I
Need
Is
You

Descoberta musical do mês: Elbow. Descoberto no 9 Songs.

Parece Coldplay, mas eu juro que não é.

Essa aí de cima é Ribcage. Fallen Angel também é massa.

erico, 06:38 EH | Comments (0) | Permalink

apríl 20, 2005

Michael Winterbottom. Uin-têr-bó-ton. Diretor bem interessante.

Código 46 é um puta filme. O visual, a narrativa, a edição delicada mas severa, a trilha sonora, as atuações. E os cenários, não dá pra esquecer dos cenários. A história se passa no futuro, mas é o primeiro filme em que você sente aquela frase "... mas um futuro assustadoramente presente". Os avanços tecnológicos parecem coisas que você vai ter ano que vem, as mudanças culturais parecem próximas, o próprio fulcro do filme - um futuro em que genética vira destino, e poucos selecionados podem transitar pelas grandes cidades - parece um pesadelo pronto pra acontecer. Sei que isso tudo é roteiro (do Frank Cottrell Boyce, o mesmo de Millions), mas um roteiro que certamente renderia um filme-porcaria com outro diretor. Assista pra entender.

9 Songs foi muito mais falado - por motivos óbvios. Shows de bandinhas indie + pornografia (ou "rock & roll em dois sentidos") + esse slogan "uma representação sincera do amor" (aliás, se amor tá tão na moda - um filme sobre um "conselheiro amoroso" é o primeiro, e difícil de superar, campeão de bilheteria do ano - por que tão pouca gente assiste Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças e Antes do Pôr-do-Sol?). Mas é só, só falatório. Entra um showzinho de banda cool, passa para uma cena de intimidades explícitas. Entra outro showzinho, mais intimidades e cenas típicas de casal (com uns cortes e fades, aliás, muito estranhos). Outro show e você sabe o resto. As cenas de sexo implícito do Código 46 são mais bonitas que qualquer uma do 9 Songs Os diálogos do filme mal enchem uma página de roteiro. Fora os shows, parece que foi tudo gravado em um dia. E editado por um orangotango lobotomizado.

Por que eu ainda gosto do Winterbottom? 24-Hour Party People. Se uma mesma pessoa pode dirigir 24-Hour Party People e Código 46, pode ser perdoada por 9 Songs.

erico, 03:11 EH | Comments (1) | Permalink

apríl 17, 2005

Meu novo personagem predileto dos quadrinhos é El Hombre del Lagarto.

hombrelagarto.jpg

Ele é um lagarto gigante que anda em duas pernas e xinga todo mundo em (péssimo) espanhol. Na verdade, era o monstro inimigo da edição 6 de The Goon - sátira fantástica dos filmes do Godzilla - , mas depois tornou-se mordomo do cientista maluco de corpo dourado que vive no topo da colina da cidade do Goon.

hombrelagarto2.jpg

Cada vez que ele aparece, parece que dá pra ouvir a voz. Vou começar a campanha para lançaram o boneco de pelúcia do Hombre del Lagarto, que fala quando você aperta, e ainda lhe dá uma rabada na mão. Vai ser o grande sucesso do Natal.

erico, 11:56 EH | Comments (3) | Permalink

apríl 09, 2005

Busco inspiração na cultura popular, em especial no cinema, porque ela consiste no melhor indicador da situação que o mundo vive no momento e das questões que a humanidade está enfrentando. A cultura pop dá o melhor diagnóstico do mundo contemporâneo. O que faço é associar o pop à psicanálise e à filosofia.

Slavoj Zizek.

erico, 02:50 EH | Comments (0) | Permalink