| 2 Comments

Enfim, Everything is Illuminated, o filme, é bem, bem fraco. Quem leu o livro sabe que tem que encarar com baixas expectativas - de um livro tão fortemente baseado na força do texto, na narrativa literária, em multi-perspectivas, o filme só estaria à altura se inventasse algo inusitadíssimo para direção e edição. Em um veículo para as pessoas verem o Elijah Wood como algo mais que o Frodo, não dá pra esperar isso.

Toda a história do shtetl, que é metade do livro, sumiu. Alex ainda é o narrador, mas a câmera está sempre no Jonathan - o que não condiz com a versão original. As piadinhas, é claro, foram quase todas aproveitadas, mas resumidas. O vegetarianismo do Jonathan está ali só para uma piada de uma cena, sem a base que está no livro. Toda a carga emocional pesada que você tem nas páginas repetitivas - tipo Alex perguntando sobre a foto à senhora de Trachimbrod - não foi adaptada.

Em suma, é uma colagem de algumas das cenas mais importantes do livro (mais uma inexplicável e inútil cena final), formando um filme meio morto. Que Safran Foer (o autor) use a grana dos direitos autorais para escrever mais livros bons e mantê-los longe do cinema.

2 Comments

eu não consigo me convencer. o trailer é tão legal, o cartaz é tão bacana.

e... como alguém pode fazer alguma coisa ruim a partir de um livro do Safran Foer? :/

já passei da metade do Extremely Loud... vamos fazer um filme? :D

Nisso eu sou da turma do Alan Moore: se o livro é tão bom assim, pra que transformar em filme?

Categories

Monthly Archives

Tradutor

Powered by Movable Type 5.13-en

Tradutor

About this Entry

This page contains a single entry by Érico Assis published on mars 20, 2006 11:06 FH.

was the previous entry in this blog.

is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.