| 1 Comment

jmd.jpgEntão essa é a fuça do J.M. DeMatteis! Sabe o que é você ler o trabalho de um cara, dos bons, e passar mais de uma década tentando imaginar como ele é? Leio os gibis do DeMatteis desde criança, e nunca tinha visto uma foto dele.

John Marc (também levei uns anos para descobrir o primeiro nome) escreve gibi desde os anos 70. Já foi repórter da Rolling Stone, já foi músico, fez a morte da Tia May ser um dos quadrinhos mais bonitos da história, tinha um senso de narrativa que transformava qualquer desenhista em gênio, escrevia tanto as melhores histórias de suspense (A Última Caçada de Kraven) quanto as melhores histórias de humor (a Liga da Justiça cômica), colocou sorrateiramente um amigo homossexual para o Capitão América no início dos anos 80 e escreveu Moonshadow, uma mistura de Alice no País das Maravilhas e O Pequeno Príncipe que reli umas quinze vezes desde os 13, 14 anos.

Mas o que me deixava curioso era que vez por outra ele enfiava alguma coisa de mística oriental nos quadrinhos, tipo Blood e Senhor Destino (outra série excepcional). Os gibis da Marvel, principalmente, reuniam todo tipo de gente estranha, então ele podia ser até um guru indiano. Uma vez ele foi desenhado em uma história da Liga com a cara do Cat Stevens. Mas um tempo depois ele publicou uma autobiografia, sobre a infância no Brooklyn. Daonde é esse cara?

Hoje, depois de descobrir a foto, tive a magnífica idéia de ver o que dizem na wikipedia. Ah, então ele era seguidor do Meher Baba (cuja filosofia resumida é "don't worry, be happy"), o que explica algumas coisas.

DMatteis "vendeu-se" para a Disney (coitado... 30 anos escrevendo quadrinhos e só agora vai ganhar dinheiro de verdade) para publicar Abadazad, que parece mirar o público de Harry Potter. Seus roteiros andam bastante ruins nessa década, mas ainda lembro de chamar ele de escritor predileto. Deu vontade de ler Moonshadow de novo...

1 Comment

sim! me deu vontade de ler moonshadow de novo!!! (mas nem sei por onde anda , ou em q pais..)

a liga da justica "comica" eu adorava, td lia nessa idade..

q diversao..

eu tenho alguns artistas preferidos de gibis que ate hj nao sei como eh a cara. nhe.

Categories

Monthly Archives

Tradutor

Powered by Movable Type 5.13-en

Tradutor

About this Entry

This page contains a single entry by Érico Assis published on júní 6, 2006 6:36 EH.

was the previous entry in this blog.

is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.