| 6 Comments

A Random House pode ser obrigada judicialmente a devolver dinheiro a quem comprou Um Milhão de Pedacinhos e se considerou "enganado". Sou só eu acho que isso uma palhaçada?

Assim: Um Milhão de Pedacinhos é o relato de um ex-drogado, James Frey. Saiu em 2003. No início deste ano um jornalista checou os fatos descritos no livro e descobriu que muita coisa tinha sido inventada.

Ano passado, o livro tinha entrado no Oprah's Book Club. A Oprah fala dele na TV, diz que é um relato que vai interessar a todos que convivem com o vício ou viciados, donas-de-casa compram zilhões de cópias.

Aí o Frey confirmou que inventou alguns pedacinhos do milhão. Confessou que tinha embelezado algumas coisas, pra deixar a histórias mais emocional. Dois conhecidos seus viraram um único personagem, seu período na prisão não foi tão brutal. Coisas assim.

Aí vem o público dizendo que se sentiu enganado. Frey vai na Oprah, fica com cara de culpado por uma hora (imagino o ponto no ouvido dele: "guilty! more guilty!"), diz que fez uma coisa errada e a Oprah amplifica, maternalmente: "very, very wrong".

O melhor comentário veio do South Park: o autor confessa que inventou alguns pedaços de sua autobiografia e o público grita "Seu livro fez a gente parar de beber!! Queremos nosso dinheiro de volta!"

É absurdo um autor ter que pagar pela ingenuidade dos leitores. Absurdo. E sem precedentes. Daonde saiu essa obssessão por realidade? Como é que alguém consegue levar esse caso a sério?

6 Comments

Que pais eh este!!?!!?
(sim, isso foi uma ironia)

Acho que se o livro se vende como sendo um relato fiel, e realmente as pessoas compram por isso, têm direito de receber o dinheiro de volta sim. A pessoa não teria comprado para se entreter, mas para se informar. Se as informações estão erradas, e foram vendidas como verdadeiras, então tá very, very wrong mesmo. :)

Se é por informações erradas, tenho milhões pra cobrar do Jornal Nacional. :P

O livro não é informativo. É autobiográfico. O caso todo é que o livro não fede nem cheira. E se mudar a vida de alguém, vai ser pra melhor. É a história de "seu livro me fez parar de beber, bastardo!"

quando eu li o primeiro parágrafo, achei que estavam querendo o dinheiro de volta pq o livro vinha em um pedacinho só, e não em um milhão.

acho que isso dá processo também, não?

e os contos baseados em fatos reais do chuck palaniuk? quer dizer q ele nao eh viciado em sexo? isso abala toda minha fé no clube da luta.. nao vou mais usar como biblia.

por isso q eu soh vejo Na Real

e a bruxa de blair, eh claro.
hollywood lies!

Categories

Monthly Archives

Tradutor

Powered by Movable Type 5.13-en

Tradutor

About this Entry

This page contains a single entry by Érico Assis published on september 18, 2006 5:07 EH.

was the previous entry in this blog.

is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.