Escrevi pro Omelete, mas os editores preferiram não publicar. Entendo e concordo com as razões deles, mas não queria jogar o texto no lixo.

E-mails pedem boicote brasileiro a Turistas

Circula por e-mails a proposta de boicote da população brasileira ao filme norte-americano Turistas.

Os e-mails dizem o seguinte:

?Para quem não sabe, o filme conta a história de 6 jovens americanos que vêm ao Brasil de férias. Chegando aqui tomam uma caipirinha com 'boa noite cinderela', são assaltados, sequestrados, torturados e por fim têm os órgãos roubados por traficantes da industria negra dos transplantes. Alguns morrem e mesmo os que sobrevivem não têm um final feliz. O filme é classificado como TERROR, comparado ao filme 'O Alberge', e a EMBRATUR já está tão preocupada com a péssima repercussão do filme lá fora que, temendo uma queda brusca na receita do país vinda do turismo internacional, já está preparando campanhas intensas para serem veiculadas lá fora e tentar minimizar os estragos.

Façamos então a nossa parte. Vamos fazer deste absurdo, pelo menos aqui no Brasil, um fracasso total de bilheteria.?

Realmente, Turistas, produção da Fox Atomic, é uma versão de O Albergue passada no Brasil ? jovens numa viagem paradisíaca que se transforma, literalmente, num filme de terror.

Agora, quanto a denegrir a imagem do Brasil lá fora e causar uma ?queda brusca na receita do país vinda do turismo internacional? é, para o Omelete, exagero. Em primeiríssimo lugar, porque o filme é uma obra de ficção (e bem ficcional ? como seguidamente acontece em livros, filmes e quadrinhos estrangeiros, o Rio de Janeiro fica do lado da Amazônia). Segundo, por ser de um gênero ? o terror ? que por convenção exagera aspectos da realidade para provocar sustos.

Há coisas a reclamar da representação do Brasil no filme? Sem dúvida. A indignação é válida, mas sem exageros. Boicotar um filme dos EUA no Brasil não muda nada nas contas bancárias dos produtores estrangeiros.

Boicotar é deixar de fazer alguma coisa. Fazer algo para rebater essa crítica do Brasil ? que tal um filme sobre jovens brasileiros em férias na Califórnia (daonde avista-se a Estátua da Liberdade), raptados e transformados em hamburgers do McDonald?s? ? seria bem mais válido.

Turistas estréia no Brasil em ______.

Categories

Monthly Archives

Tradutor

Powered by Movable Type 5.13-en

Tradutor

About this Entry

This page contains a single entry by Érico Assis published on desember 14, 2006 4:24 EH.

was the previous entry in this blog.

is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.