Li Reading Comics, do Douglas Wolk, na semana passada. É o livro que eu queria ter escrito: tenta explicar para "o mundo lá fora" como funciona esta bizarra cultura dos quadrinhos e de seus fãs (num momento propício, em que quadrinhos começam a ganhar mais leitores nos EUA).

Não sei realmente se ele consegue fazer isso - queria que alguém "de fora" lesse para me dizer se entendeu e sentiu vontade de ler um dos gibis que o Wolk recomenda.

Me lembrei disso agora escrevendo um longo texto para o Omelete que toca num dos pontos básicos da cultura dos quadrinhos norte-americanos: o apego dos fãs aos personagens. Tem a ver com um retcon (retroactive continuity: quando apagam pedaços da história de um personagem) do Homem-Aranha, em que ele não vai mais ser casado com Mary Jane, não terá mais identidade pública e voltará a usar atiradores de teia (além de ganhar de volta alguns amigos que haviam morrido).

O engraçado é que a história não gerou só discussão entre os fãs, mas entre os próprios escritores. Ao ponto engraçadíssimo de um deles dizer "não, magia tem regras!".

O negócio é o seguinte: fique perto dos quadrinhos, mas mantenha-se longe dos fãs de quadrinhos. Nós somos um povinho estranho.

Categories

Monthly Archives

Tradutor

Powered by Movable Type 5.13-en

Tradutor

About this Entry

This page contains a single entry by Érico Assis published on janúar 3, 2008 4:29 EH.

was the previous entry in this blog.

is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.