Friday Night Lights

| 1 Comment

É um vício. Consegui chegar ao fim de The Wire e Roma (as duas com mais altos que baixos), mas acabei substituindo as duas por outras três: House, Battlestar Galactica e Friday Night Lights.

Já falei de House (me viciei) e ainda estou me decidindo sobre Galactica (que tem um episódio-piloto poderoso). Friday Night Lights foi daqueles casos de eu ouvir um comentário bom, depois outro, e mais um, até vencer a barreira de assistir um seriado sobre futebol americano, baixar o primeiro episódio e...

Foi a trilha sonora. Explosions in the Sky, uma bandinha americana versão genérica do Mogwai (por sua vez, genérico do Sigur Rós), que toca o que eu chamo de "música das nuvens". Não sei quem teve a idéia de colocar post-rock como trilha pra jogos de futebol americano (provavelmente o Peter Berg), mas funciona. Quase chorei no fim do piloto. Ouço a banda todo dia no carro. É uma obsessão.

Do seriado, passei para o filme original homônimo (no Brasil, Tudo Pela Vitória), também com trilha do Exposions in the Sky. Tem o Billy Bob Thornton, é recente (2004), mas eu nunca tinha ouvido falar. E é poderoso. Só a idéia de fazer o filme sobre "o ano anterior" (não vou estragar o final) já é genial.

Na verdade, não é só a trilha. O cara por trás de tudo é Peter Berg, que dirigiu o filme e o piloto e é produtor executivo. Berg, como diretor, é um genérico do Michael Bay - não gosta de deixar os takes durarem mais que 3 segundos. Mas consegue trazer mais emoção. Ele conseguiu superar o Um Domingo Qualquer do Oliver Stone, que era a referência máxima em jogos de futebol cinematográficos. Não é pouca coisa.

Voltando à série: tem os draminhas adolescentes misturados ao argumento principal do campeonato de futebol. Bem bobinha. Mas a trilha faz valer a pena. Se você não assiste, pelo menos ouça. Welcome Ghosts é a melhor.

1 Comment

Mas mas mas mas... não era você que não gostava de House?????
Eu adoro, desde os tempos antigos
:)

Categories

Monthly Archives

Tradutor

Powered by Movable Type 5.13-en

Tradutor

About this Entry

This page contains a single entry by Érico Assis published on maí 25, 2008 12:20 FH.

Skins was the previous entry in this blog.

Friday Night Lights is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.