Mamet

Li o texto do David Mamet na Folha (em inglês aqui) sobre sua virada política da esquerda para a direita. Saiu mês passado. Deixo a Folha empilhada aqui em casa. Quando a pilha começa a cair, leio uma semana inteira.

Mas enfim, tem o texto confuso do Mamet - tu nunca sabe quando ele tá sendo irônico ou sério (fora os livros dele, que são bem didáticos) -, uma entrevista com o Paulo Betti (que atuou em/dirigiu peças do Mamet) e um artigo de uma professora de literatura. Esses dois também ficaram em dúvida se o cara está de brincadeira.

O que essas três páginas de puro Mamet no Mais! esquecem de dizer é que, de O Sucesso a Qualquer Preço, o cara passou para dirigir Spartan (você não assistiu? Devia) e, o mais importante, e ser o cabeça daquele seriezinha mequetrefe estilo "oh, os nossos soldados!" The Unit. Se isso já não era sinal de guinada para direita...

Na verdade, é sinal de que o pessoal da esquerda que fez "oh" com o texto do Mamet ainda não assiste televisão e continua esperando que o Village Voice diga as coisas em que eles podem acreditar. O que é mais um motivo para o Mamet deixar essa turma de lado.

E talvez essa seja a ironia que ele quis criar.

(Ah, e tem um textinho acessório no Mais! que explica um erro que eu sempre cometo: a tradução de "liberal". Liberal, para os americanos, é de esquerda. Liberal, para os brasileiros, é de direita. Tanto que o partido democrata deles é a esquerda e o nosso Democratas é a direita total. O problema é com a idéia de liberdade: nossos "liberais" querem liberdade econômica pros ricos. Os liberais deles querem liberdade social pros pobres.)

Categories

Monthly Archives

Tradutor

Powered by Movable Type 5.13-en

Tradutor

About this Entry

This page contains a single entry by Érico Assis published on maí 13, 2008 12:20 EH.

Lynch was the previous entry in this blog.

Mamet is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.