Woody

stardustmemories.jpg

Esses dias li um blog mencionando a cena de um filme do Woody Allen onde ele conversa com ETs sobre o sentido da vida. Não lembrava de nenhum filme do Woody Allen onde ele conversava com ETs, e tenho certeza que vi 90% dos filmes do Woody Allen.

Tenho certeza porque aí pelo meio da faculdade peguei a ficha dele no IMDB, fiz uma pesquisa demorada para descobrir os nomes dos filmes em português (a Internet não era tão completa, crianças) e saí catando-os pelas videolocadoras (a Internet não era tão rápida, crianças). Alguns deles, tipo Manhattan, só existiam naquele estranho novo formato de caixas fininhas, chamado "DVD" - e tive que pedir um DVD player emprestado de um amigo (obrigado, Jean) pra assistir.

Consegui assistir praticamente todos, em mais ou menos um ano. Ficaram faltando aqueles que nenhuma locadora tinha. Acabei esquecendo da lista e hoje tem alguns que não consigo saber, só pelo nome, se já assisti, tipo Shadows and Fog, Alice e Hannah e Suas Irmãs.

Este dos ETs, Stardust Memories, também estava na categoria "não lembro". Hoje, descobrir se assisti ou não leva as 24 horas que o eMule precisa para baixar coisas mais velhas. E não, eu não havia assistido.

A cena dos ETs não é lá essas coisas. Impossível mesmo seria eu ter esquecido a Charlotte Rampling - aos 34, mas com cara de 20 e poucos - folheando o jornal no chão, a câmera parada um minuto e meio olhando pra ela, ela olhando pra nós, enquanto Woody monologa sobre a vida e Louis Armstrong canta "Stardust". O YouTube não faz muita justiça ao widescreen (que dirá a quem viu isso no cinema), mas vamos lá:

É a fase felliniana do Allen, que aconteceu aí pela época em que eu nasci. Stardust tem a desestrutura de 8 1/2, com sonhos dentro de filmes dentro de sonhos de filmes. Não é feito para fazer sentido, mas sim pra produzir essas imagens, de cinema que, se ainda é feito hoje em dia, não me apresentaram.

Categories

Monthly Archives

Tradutor

Powered by Movable Type 5.13-en

Tradutor

About this Entry

This page contains a single entry by Érico Assis published on september 21, 2008 5:20 EH.

Convirja was the previous entry in this blog.

Matheson is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.