érico assis

professor
(publicidade / jornalismo) - unochapecó

redator/colunista - omelete

bloglines
wish list amazon
wish list cultura
library thing
shelfari

LENDO
OUVINDO

Search


Archives
Powered by
Movable Type 2.64


maí 30, 2008

Tonight

Ouvi "Tonight, Tonight", dos Smashing Pumpkins, em uma propaganda e deu aquela nostalgia que me empurrou até o computador pra ouvir a música de novo. YouTube, direto. Tem milhares de versões do clipe.

Aí lembrei de um VHS que gravei há provalvemente mais de 10 anos, logo quando entrei na fase Pumpkins, do trecho de um show acústico em que eles cantam uma versão de "Tonight, Tonight" que eu rodei, rebobinei, rodei, rebobinei, rodei, rebobinei, rodei, rebobinei e rodei até gastar a fita. Lembro que cacei essa versão nos primórdios dos fansites (foi quando eu conheci o estranho arquivo "mp3"), sem sucesso.

Coloquei no YouTube: tonight tonight pumpkins acoustic . Sexto resultado. Reconheci pela toquinha do Billy Corgan. Vi 536508 vezes, difícil esquecer.

Sra. Internet, hoje vou dormir te amando.

erico, 12:02 FH | Comments (1) | Permalink

maí 29, 2008

Hulk x Mundo

Olhaí outro site do qual participei: Hulk Contra o Mundo.

erico, 11:02 FH | Comments (0) | Permalink

maí 27, 2008

Með suð í eyrum við spilum endalaust

Sigur Rós novo mês que vem!

erico, 02:58 EH | Comments (0) | Permalink

Mio machiatto

erico, 09:45 FH | Comments (1) | Permalink

maí 25, 2008

Via Boing Boing. Sim, é real.

erico, 12:52 FH | Comments (1) | Permalink

Os outros seriados

Temporada de fim de temporadas. Acabou tudo.

30 Rock: a segunda temporada é três vezes melhor que a primeira.

The Office: nunca cansa.

Lost: cara, como eles vão ter conteúdo para mais duas temporadas? Fica cada vez melhor.

Desperate Housewives: atingiu o nível surreal de novela da Globo. Mas tem uns diálogos da Lynette que salvam.

South Park: temporada fraquinha. Dois ou três episódios geniais.

Saturday Night Live: você viu o episódio com o Christopher Walken morto-vivo? Não dá para deixar o cara fazer programa ao vivo. Parece que ele vai se desligar a qualquer momento. Além do Christopher Walken, tem uns esquetes terríveis. O bom é quando eles falam de Obama x Hillary. E o Weekend Update. Às vezes eu assisto só o Weekend Update.

Breaking Bad: é, legal. Foi bem prejudicada pela greve dos roteiristas.

Séries voltando (lista atualizada):

Weeds: junho!
Californication: junho ou julho.
Mad Men: julho!
Entourage: setembro!
The IT Crowd: este ano, mas sei lá quando.
Flight of the Conchords: no fim do ano, se eles conseguirem escrever novas músicas.
24: janeiro!
Damages: ano que vem.
Big Love: sei lá.
Pushing Daisies: sei lá.

erico, 12:49 FH | Comments (0) | Permalink

Friday Night Lights

É um vício. Consegui chegar ao fim de The Wire e Roma (as duas com mais altos que baixos), mas acabei substituindo as duas por outras três: House, Battlestar Galactica e Friday Night Lights.

Já falei de House (me viciei) e ainda estou me decidindo sobre Galactica (que tem um episódio-piloto poderoso). Friday Night Lights foi daqueles casos de eu ouvir um comentário bom, depois outro, e mais um, até vencer a barreira de assistir um seriado sobre futebol americano, baixar o primeiro episódio e...

Foi a trilha sonora. Explosions in the Sky, uma bandinha americana versão genérica do Mogwai (por sua vez, genérico do Sigur Rós), que toca o que eu chamo de "música das nuvens". Não sei quem teve a idéia de colocar post-rock como trilha pra jogos de futebol americano (provavelmente o Peter Berg), mas funciona. Quase chorei no fim do piloto. Ouço a banda todo dia no carro. É uma obsessão.

Do seriado, passei para o filme original homônimo (no Brasil, Tudo Pela Vitória), também com trilha do Exposions in the Sky. Tem o Billy Bob Thornton, é recente (2004), mas eu nunca tinha ouvido falar. E é poderoso. Só a idéia de fazer o filme sobre "o ano anterior" (não vou estragar o final) já é genial.

Na verdade, não é só a trilha. O cara por trás de tudo é Peter Berg, que dirigiu o filme e o piloto e é produtor executivo. Berg, como diretor, é um genérico do Michael Bay - não gosta de deixar os takes durarem mais que 3 segundos. Mas consegue trazer mais emoção. Ele conseguiu superar o Um Domingo Qualquer do Oliver Stone, que era a referência máxima em jogos de futebol cinematográficos. Não é pouca coisa.

Voltando à série: tem os draminhas adolescentes misturados ao argumento principal do campeonato de futebol. Bem bobinha. Mas a trilha faz valer a pena. Se você não assiste, pelo menos ouça. Welcome Ghosts é a melhor.

erico, 12:20 FH | Comments (1) | Permalink

maí 24, 2008

Skins

Skins é Malhação na Inglaterra e com cérebro. Está na segunda temporada, que ainda estou assistindo. Tem alguns episódios brilhantes (o da menina trompetista, o da menina anoréxica) e alguns episódios extremamente mal escritos (o da viagem pra Rússia). Os do meio-termo têm roteiro bom, direção estupenda (as imagens são fantásticas) e trilha sonora (Sigur Rós!) que só os ingleses sabem escolher.

No mundo da série, todos adultos são figuras sem direção, infantis, incapazes de tomar decisões sozinhos. Os roteiristas leram Vida Líquida e decidiram que as pessoas andam mesmo meio plastas. Em um mundo plasta, a adolescência parece o último refúgio de sentimento autêntico antes de você ingressar na vida automática da maturidade.
Como já tenho uma queda por histórias de adolescentes cheias de tensão emocional, drogas, sexo, amizade e angústia (provavelmente porque minha adolescência foi o inverso), fico vidrado com cada episódio.

(Aliás, não sei por que nenhum canal brasileiro exibe, já que tem até o gancho de uma atriz brasileira.)

erico, 11:50 EH | Comments (1) | Permalink

maí 22, 2008

Moore

Em um extremo, você tem as coisas de machão como as de Frank Miller, uma boa parte das quais poderia ser chamada de adolescente e neanderthal. Ouvi que seu próximo projeto pode ser "Batman vs. Bin Laden"... O que dizer? No outro extremo, tem coisas extremamente bem projetadas, como as de Chris Ware, que parece estar repetindo infinitamente como a vida americana moderna é emocionalmente vazia e solitária. E a América é o país mais confortável e rico na face da Terra. Eles não tem lá muito do que reclamar, e mesmo assim fazem essas... lamúrias ricamente ilustradas. Tem pouquíssima gente realmente tentando fazer algo literário com os quadrinhos.

Alan Moore na New Statesman. Aprendi uma palavrinha nova com ele: whinge (lamúria, choramingo).

erico, 09:44 EH | Comments (0) | Permalink

maí 21, 2008

Gondry e a caixa

Segundo informes, Gondry, 45, que dirigiu filmes aclamados pela crítica como Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças e Be Kind Rewind, arrastou a caixa de uma máquina de lavar até seu apartamento de US$ 2,1 milhões no Upper West Side, após ela ter sido descartada por um vizinho no sábado pela manhã. Usando apenas um crayon e sua imaginação, Gondry conseguiu sem esforço algum transformar a caixa em um submarino, uma nave espacial e um castelo.

Segundo outros informes, ele também transformou a caixa em um forte supersecreto.

"Esta mídia é maravilhosa de se trabalhar por causa das possibilidades ilimitadas", Gondry disse agachado dentro da caixa. "Agora estou trabalhando na fábrica de bolhas, mas mais tarde vou fazer tobogã num arco-íris".

Reportagem histórica do The Onion. De se bater os pés rindo.

erico, 05:57 EH | Comments (1) | Permalink

maí 20, 2008

Viking

Eu sempre quis visitar a Islândia. Agora quero morar lá.

erico, 03:13 EH | Comments (1) | Permalink

The Office, né

erico, 01:52 EH | Comments (0) | Permalink

maí 19, 2008

Galactus

Logo quando eu resolvo enxugar o Departamento de Aquisições, me aparece isso:

erico, 04:17 EH | Comments (1) | Permalink

maí 18, 2008

Entrou no ar outro site do qual participei na produção: da Coleção DC 70 Anos. São meus os textos sobre a história da DC e sobre o Superman.

Ah, e eu continuo atualizando o 52 Semanas, então coloquem nos bookmarks e comprem os gibis!

erico, 11:55 EH | Comments (0) | Permalink

maí 17, 2008

maí 16, 2008

Departamento de Aquisições

Liquidação total na Conrad + umas coisinhas + esse primeiro da lista, que vai servir de referência pro futuro do Departamento de Aquisições (futuro distante, porque tenho que dar uma enforcada no Departamento por uns meses).

erico, 03:18 EH | Comments (0) | Permalink

maí 13, 2008

Dinossauros

O cara do Dinousaur Comics realmente VIVE SÓ DAQUILO.

"Dinosaur Comics is one of the Internet's more popular comic strips -- the revenue from advertising on the site and the sale of merchandise related to the comic is North's livelihood."

erico, 03:59 EH | Comments (0) | Permalink

GTA4

Pessoas inteligentes,

Que opções eu tenho para conseguir jogar GTA4? Digo, além da óbvia (comprar um PlayStation ou Xbox).

erico, 03:13 EH | Comments (5) | Permalink

Ware

Mais uma animação do Chris Ware (valeu, Rodolfo!)

erico, 02:45 EH | Comments (1) | Permalink

Lynch: a saga continua

Cara Gisela,

Convenhamos: seria deveras lynchiano o release "Diretor David Lynch dará palestras em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Chapecó".

A propósito: há vôos diários São Paulo-Chapecó-São Paulo, portanto não se perderia tanto tempo em transporte.

Obrigado pela atenção.

Abraço,
Érico

---

Caro Érico,

Isso foi decidido pelo pessoal de Los Angeles e não por nós. O pacote já veio assim, lamento.

Abraço

Gisela

erico, 02:22 EH | Comments (3) | Permalink

Mamet

Li o texto do David Mamet na Folha (em inglês aqui) sobre sua virada política da esquerda para a direita. Saiu mês passado. Deixo a Folha empilhada aqui em casa. Quando a pilha começa a cair, leio uma semana inteira.

Mas enfim, tem o texto confuso do Mamet - tu nunca sabe quando ele tá sendo irônico ou sério (fora os livros dele, que são bem didáticos) -, uma entrevista com o Paulo Betti (que atuou em/dirigiu peças do Mamet) e um artigo de uma professora de literatura. Esses dois também ficaram em dúvida se o cara está de brincadeira.

O que essas três páginas de puro Mamet no Mais! esquecem de dizer é que, de O Sucesso a Qualquer Preço, o cara passou para dirigir Spartan (você não assistiu? Devia) e, o mais importante, e ser o cabeça daquele seriezinha mequetrefe estilo "oh, os nossos soldados!" The Unit. Se isso já não era sinal de guinada para direita...

Na verdade, é sinal de que o pessoal da esquerda que fez "oh" com o texto do Mamet ainda não assiste televisão e continua esperando que o Village Voice diga as coisas em que eles podem acreditar. O que é mais um motivo para o Mamet deixar essa turma de lado.

E talvez essa seja a ironia que ele quis criar.

(Ah, e tem um textinho acessório no Mais! que explica um erro que eu sempre cometo: a tradução de "liberal". Liberal, para os americanos, é de esquerda. Liberal, para os brasileiros, é de direita. Tanto que o partido democrata deles é a esquerda e o nosso Democratas é a direita total. O problema é com a idéia de liberdade: nossos "liberais" querem liberdade econômica pros ricos. Os liberais deles querem liberdade social pros pobres.)

erico, 12:20 EH | Comments (6) | Permalink

Lynch

Sr. Érico,

Infelizmente o Sr. Lynch não poderá ir a Chapecó. Sua visita ao Brasil contempla as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.

Muito obrigada pelo interesse.

Abraço

Gisela Zincone

Gryphus Editora
Av. Erasmo Braga 299/704
Rio de Janeiro, RJ 20020-000
Brasil

erico, 11:20 FH | Comments (7) | Permalink

maí 12, 2008

Marvels

Acho que a primeira vez que eu vi essa capa foi há mais de dez anos. Ela é ridiculamente simples e linda. Na época, eu nem imaginava em ter coleções de gibis importados.

Hoje ela chegou aqui. A foto abaixo não é minha. E é difícil encontar foto na web, porque era edição limitada, saiu em 1994 e tá decididamente esgotada. Mas apareceram algumas cópias baratinhas no eBay e na Amazon, aí resolvi investir pra ter o sonho antigo.

http://i11.ebayimg.com/01/i/000/ef/ea/d1b7_1.JPG

Ah sim, e a história dentro é das coisas mais bonitas dos gibis. Aquela segunda edição, da menina mutantes (acabei de folhar), ainda me dá calafrios.

(UPDATE: por algum motivo os capítulos estão impressos de trás pra frente: 4, 3, 2, 1... Ah, e acabo de descobrir que a edição é autografada pelos autores.)

erico, 09:04 EH | Comments (2) | Permalink

maí 07, 2008

Dia das Mães

O melhor post de dia das mães do ano.

(E indispensável ler a matéria sobre a mãe do Houellebecq. Mulherzinha fantástica.)

erico, 09:24 EH | Comments (0) | Permalink

maí 02, 2008

Uma coisa que eu não sabia (entre as muitas coisas que eu ainda não sei): aquele porco voador que aparece de fundo numa cena do Filhos da Esperança é o porco voador que o Pink Floyd usa em shows.

Usava, aliás. O porco fugiu e explodiu esta semana. O que significa que estamos livres do futuro de Filhos da Esperança!

erico, 02:11 EH | Comments (0) | Permalink

Desperate Housewives essentially functioned as a kind of cognitive heat sink, dissipating thinking that might otherwise have built up and caused society to overheat.
Clay Shirky fala sobre seriados de TV (entre outras coisas).
erico, 11:30 FH | Comments (1) | Permalink

Michael Moore would be dead within a week if he came to Brazil and tried to do the kind of shit he does here.
José Padilha no Vulture.
erico, 11:18 FH | Comments (0) | Permalink