Emília

| 20 Comments

Oi Emília,

Chegou bem? Espero que esteja gostando. É meio diferente, mas a gente se acostuma.

Precisamos conversar.

Quando eu conheci o Ricardo, ele tinha uma câmera fotográfica digital. Eu nem sabia que existiam câmeras fotográficas digitais, ou nunca tinha visto uma. Acho que cabiam 12 fotos e meia do tamanho de uma unha. Mas, enfim, o Ricardo tinha uma câmera digital. E, se não me engano, um mp3 player que armazenava três músicas.

Quando eu conheci a Raquel, ela usava óculos de nerd. Era mais velha que nós, já fazia faculdade. Duas faculdades, aliás. Ela tinha óculos de nerd, pose curvada de nerd, timidez de nerd e todas as páginas de livros do mundo na cabeça. Se tu mencionava um livro que ela não tinha lido, no dia seguinte ela vinha dizer que leu. E que não gostou.

Não sei se eu estava lá no dia em que eles se viram pela primeira vez, mas estava nos primeiros. E também no dia em que eles resolveram aparecer de mãos dadas, depois de uns meses de enrolação (a culpa foi do Ricardo). Pelas minhas contas, faz 13 anos agora em maio. Nunca mais se soltaram, e nunca mais se soltarão.

Minto. Teve um dia que a Raquel conversou comigo pra dizer que o Ricardo tinha saído da casa dela com muitas dúvidas na cabeça e que ela nunca tinha visto ele assim. Acho que passaram quase 12 horas sem trocar e-mails, SMS, nem chats, nem se ver. Eles estão no Guinness com o recorde de número mínimo de horas de crise conjugal. Se não estão, deviam chamar um auditor.

Outra vez foram os dois que me ligaram juntos para perguntar se eu ia me ajeitar com a Marcela e parar de frescura. Eles precisavam, afinal, de padrinhos confiáveis e duráveis. Prometi que ia me comportar. Dois anos depois, eles também foram nossos padrinhos.

Hoje meus alunos apresentam trabalhos citando a Raquel, sem eu nem ter sugerido o (primeiro) livro dela. Me seguro pra dizer que conheci a Raquel com óculos de nerd (geralmente digo). O Ricardo é o homem que eu mais invejo no mundo: a única preocupação que a vida lhe traz é descobrir o seriado de comédia perfeito. Não vejo ele suar com trabalho, contas, casa, pesquisa, nem mais nada.

E hoje, Emília, tudo isso virou Antes. Tudo isso foi para você, com exatamente trinta anos e um mês a mais que eu, aparecer. Hoje teve novos bombardeios no Afeganistão, a bolsa de Nova York abriu em baixa, estreou filme novo do Scorsese. Eu baixei um episódio do Skins de manhã e continuei a revisar uma tradução. Depois do almoço, fiquei numa coisa chamada Plurk com mais umas 20 pessoas, todas esperando notícias suas. Teu vô (que foi meu professor, aliás – um dia ele me explicou para que serve fotografia e eu nunca mais esqueci) acabou de mandar as fotos. Depois disso, não me concentrei em mais nada.

Esses dias li uma mensagem que um escritor recebeu pelo nascimento do filho. Às vezes acho que entendo, às vezes acho que não. Provavelmente só vou entender quando passar pela mesma coisa. De qualquer forma, é bonita. E simples:

Tudo é possível de novo.

Bem-vinda. Avisa quando tiver e-mail (o teu mesmo, não o que o Ricardo vai inventar) que eu conto mais do Antes.

20 Comments

mareei! :)))
ja to loca pra afofá-la!

Belíssimo texto.
Seja bem vinda, Emília!
:)

Érico, este teu texto foi um golpe baixo. :)
(imagino ela, lendo este tesouro no futuro)
Não há como não se emocionar com a amizade de vocês e o nascimento da Emília.

Enfim, tudo é possível de novo! Bem vinda, Emília!
:D

Querido Érico
Sou Solange, a mãe da Marina.
Nos vimos no casamento da Renata e o Dani: lembra?
Minha mãe era amiga da tua avó e eu e teus pais nos conhecemos da UFPel, mesmo eu trabalhando na cidade e eles no campus. Devemos ter nos encontrado algumas vezes, porque moramos mais de uma década no Ed. Sulbanco...
Acho até que não precisava tanta explicação, pois o motivo desta mensagem é que fiquei emocionada e mesmo encantada com tua mensagem à mais nova habitante do planeta: Emília!!!
Queria te dar um abraço virtual e desejar que continues a ser este guri sensível e amoroso que demonstras ser.
Solange

o que dizer depois de ler? benvinda Emília! vais encontrar com amigos maravilhosos como o Érico quando fores para casa com Raquel e Ricardo! e isto, vais compreender mais tarde, é um privilégio!!!
beijos Érico - pra ti e Marcela :´)

Que texto lindo! Não conheci a Raquel e o Ricardo nessa época, mas pelas fotos que já vi, tua descrição é perfeita e absurdamente linda.

E certo, nunca a Emília vai ganhar um presente tão especial como este. :D

Érico, parabéns pelo texto e por trazer a nós memórias que parecem tão recentes!
Emília, bem-vinda ao #mundo!!!

Aeeeeeeee!
Que beleza, parabéns aos dois, e parabéns Érico pelo texto! Tive pouco contato com vocês em meados de 1998, mas guardo uma ótima recordação de todos por esses lados. Continuo seguindo os passos de muitos, seja em blogs, flickr e afins!
Abraço e é claro, Emília, bem vinda ao mundo!

Caramba...

Eu não conheço ninguém. Nem o Ricardo, nem a Raquel, nem o Érico, muito menos a Emília.

Mas eu só posso dizer que, nascendo sob os auspícios de um texto tão bonito, tão sensacional, essa menina vai longe, muito longe na vida!

Felicidades a esta família que cresce, que descobre que "tudo é possível de novo".

nunca li teu blog, cheguei aqui pelo twitter da Sam. Caramba, eu chorei lendo o teu texto!! Tenho certeza que um dia a Emília vai amar saber o que aconteceu no dia em que ela nasceu e vai se emocionar lendo o texto tbm. Parabéns!

Lindo texto, Érico. Mas não confie na "nuvem" e esconde umas cópias de papel dentro dos gibis para a recém-chegada poder ler.

:)

Puxa, que linda mensagem! Muito linda mesmo! E Emília, seja muito bem-vinda!

"Se tu mencionava um livro que ela não tinha lido, no dia seguinte ela vinha dizer que leu. E que não gostou."
hahahaha true
Agora faz uma também Érico, pra eu poder escrever sobre :)

Po Érico, queres roubar a atenção da menina com esse texto? :)

Lindo texto. Vou gravar para o caso de a Internet implodir nos próximos anos.

Lindo texto, muito emocionante. :) A Raquel e o Ricardo são pessoas muito especiais e mercem toda felicidade nessa vida. :D

Bem vinda Emilia!

Sou fã da Raquel e provavelmente eu devo ser a aluna que le as publicações da Raquel e apresenta nos trabalhos, que o érico fala.

Se hj eu tento estudar mídias sociais é por causa dessa mulher e se já adimirava ela muito, agora ainda mais, pois, como eu, ela se tornou MÃE!

Bom o que dizer... A Raquel nem me conhece... Mas se um dia conhece-la quero dar um forte abraço e dizer que ela é fantástica.

Parabens

Belo texto.

Emília bem-vinda. Parabéns Raquel e Ricardo!

Pessoas especiais merecem coisas especiais.
:)
Lindo demais!

Lindo texto, linda Emília.

E que amizade bonita.
:D

Categories

Monthly Archives

Tradutor

Powered by Movable Type 5.13-en

Tradutor

About this Entry

This page contains a single entry by Érico Assis published on febrúar 19, 2010 3:29 EH.

Gaiman was the previous entry in this blog.

Departamento de Aquisições is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.