Homem Aranha


- Fui ver hoje, na estréia à tarde o filme do Homem Aranha. Foi estranho. É bastante estereotipado, com alguns exageros que eu considerei desnecessários como o loser do Peter Parker garoto (poxa, desnecessária aquela cena dele caindo no chão do ônibus). Em compensação eu gostei bastante do início. O Peter é um adolescente normal, com conflitos, dificuldades e louco para "se dar bem" com uma garota em cima de seus novos poderes. É legal ver ele aprendendo a usar os poderes, treinando e experimentando. O problema é depois, quando o Duende Verde surge. Aí começam as lutinhas e demonstrações de efeitos especiais e se perde toda a introspecção da vida do Parker que se tinha no início. Eu sempre gostei dessas histórias mais íntimas, que tratam dos problemas, dificuldades e alegrias dos heróis e que mostram a vida humana deles. Por isso não gostei do meio pro fim, quando a coisa descamba demais pras lutas e efeitos e acaba a exposição da vida do herói.

O Tobey Maguire é de hoje em diante a minha imagem mental do Peter Parker. Achei ele ótimo no papel e sobe mais um pouco no meu conceito (já tinha dois pontos consideráveis por "Garotos Incríveis" e "The Cider House Rules"). A Kirsten Dunst, ao contrário, pareceu uma Mary Jane fútil, boba e "atirada" (sempre em micro-saias e com pouquíssima roupa). A idéia que eu tinha da Mary Jane era de uma garota muito segura de si (ao contrário do Peter, que sempre foi inseguro) e sobretudo, inteligente e esperta. :P O Defoe também está bem no papel de Duende Verde (tem uma risada de dar medo! ;)))

Anyway, sei que vou parecer herege, mas eu esperava mais. Esperava um roteiro mais redondo, uma direção mais "adulta" e uma construção do enredo que explorasse mais uma das características que eu considero mais apaixonantes do Aranha: a sua humanidade.