Seminário Internacional


- Ok, volta do Seminário Internacional. Por incrível que pareça, fiquei meio decepcionada. Todos os "grandes nomes" falaram de assuntos genéricos de modo superficial. Acho que o tema do Seminário ("Cultura, poder e tolerância em um mundo complexo") não ajudou muito. O Morin falou bastante de tolerência e democracia. Ele é super simpático e muito inteligente. Embora eu estivesse esperando que ele falasse mais sobre a complexidade em si, durante o debate com o Carlos Roberto Cirne Lime foram abordados temas interessantes que eu tento desenvolver nas minhas aulas e que têm relação com as teorias dele (Morin) como sistemas, caos e coisas assim. Foi uma das melhores palestras. O Arlindo Machado foi totalmente decepcionante. Ele falou da "digiarte" um conceito criado para trabalhar com arte eletrônica, mas focou tudo na televisão. O Renato Ribeiro eu não assisti (estava morta depois de ter dormido só 3 horas).

No outro dia o Thompson foi interessante. Trabalhou bem com a idéia de escândalos políticos (tema do novo livro dele), mas não aprofundou muito. É engraçado que ele parece o Mick Jagger e tem olhos azuis. A mulherada delirou, mas ele é feioso. BTW, o Tela até foto tirou com ele. ;)))) O Maffesoli tb foi decepcionante. Falou muito genericamente sobre tudo e abordou muito pouco a questão da sociabilidade. Mas eu morri de rir do cabelo "mohicano" dele e da gravatinha borboleta. O Melvin Sharpe falou de Relações Públicas e foi tb genérico. Eu morri de rir do fato dele ter esquecido de fazer o visto pra entrar no Brasil.

Os grupos de pesquisa foram interessantes. Ouvi várias críticas com relação à superficilidade de alguns trabalhos, mas não observei isso no meu grupo. Tá certo que eu esperava que o Rudigger criticasse os trabalhos, mas foi tranqüila a apresentação (mais do que eu esperava).