Barthes


- Quem conhece um pouco de teoria da comunicação sabe da importância de um cara chamado Roland Barthes para tudo aquilo que estudamos. Aliás, da Escola Francesa como um todo (embora eu conheça mais em profundidade o trabalho do Morin), o estruturalismo e tal. Bem, então que no caderno "Mais" da Folha saiu uma notícia ótima: Acharam registros dos cursos que o Barthes dava em Paris, antes de morrer.

Esses textos têm características bem diversas daqueles que Barthes publicou em vida. Não são textos pensados e trabalhados para a publicação em livro. São as fichas em que ele apoiava suas aulas, mais extensas e desenvolvidas do que simples anotações, mas desprovidas daquele arranjo estrutural e daquele acabamento estilístico que davam a seus livros uma marca inconfundível. (...)"O livro é talvez menos rico do que o curso, mas é mais verdadeiro", diz Barthes.


A reportagem, feita por um pessoal especializado, traz um pouco das idéias desenvolvidas por Barthes e um pouquinho de suas idéias e teorias na parte de assinantes da UOL, mas eu roubei e vou deixar disponível aqui para quem quiser ler. :)