Sobre a Imortalidade


- Estou lendo uma coletânea dos escritos de Platão. É um texto difícil, com parágrafos longos e metáforas constantes. No entanto, a discussão filosófica é muito legal. Hoje li uma parte que considero excepcional, uma parte da discussão de Diotima e Sócrates, narrada por este último durante um banquete e transcrita por Platão:

"(...) É deste modo que tudo o que é mortal se conserva, não pelo fato de absolutamente ser sempre o mesmo, como o que é divino, mas pelo fato de deixar o que parte e envelhece um outro ser novo, tal qual ele mesmo era. É por esse meio, ó Sócrates, que o mortal participa da imortalidade, no corpo como em tudo mais; o imortal, porém é de outro modo.Não te admires portanto de que o seu próprio rebento, todo o ser por natureza o aprecie: é em virtude da imortalidade que a todo ser esse zelo e amor acompanham."


O texto é do livro O Banquete, de Platão. Sócrates, como se sabe, morreu sem deixar nenhum escrito. Tudo o que se conhece dele e do método dele (dialética), só é sabido através dos escritos de Platão.