As Duas Torres


- **Aviso: Spoilers comming - se vc nãoviu o filme ainda, não leia este post -** -Batendo o recorde de nerdismo, fomos ontem, às 14h, em meio a um calor de 32 graus, num cinema sem ar-condicionado ver o segundo filme da saga. Apesar do dispensável resto do público que não calava a boca, não parava de gritar e aplaudir (eu odeio gente), do intervalo no meio do filme e do preço da sessão (é mais cara), o filme vale a pena. É bonito, cheio de cenas grandiosas. O Gollum é o máximo e, apesar de ser uma animação de computador, é um personagem muito expressivo.Entretando, não é Tolkien. O Peter Jackson simplesmente reescreveu a história como lhe deu na veneta, mantendo alguns episódios-chaves inalterados. Por exemplo: Os ents detonam Isengard. Ok, mas toda a trama que leva Barbárvore e seus ents a se irritarem com Saruman foi "melhorada" pelo Jackson e, devo avisar, perde metade do sentido. Outro exemplo: O encontro de Frodo, Sam e Faramir. Frodo e Sam encontram realmente o Faramir, mas este nunca fica sabendo do anel. O Jackson simplesmente fez do Faramir um Boromir segunda edição.

Acho que, como falou o Japa, o filme foi colocado nos "padrões Hollywood" para fazer sucesso. Milhares de "draminhas" nada a ver foram acrescentados na história. A Arwen tem o draminha "devo ir para Valinor ou ficar com Aragorn, ja que sou imortal?" (detalhe: os elfos nunca abandonaram a luta... eles só vão para Valinor anos depois dessa guerra ter acabado - e além disso, a Arwen já abriu mão de sua imortalidade pelo Aragorn no primeiro filme); o Aragorn quase morre toda hora (é um fracote); o Gimli virou o palhaço da história (ao contrário de seu caráter pessimista e teimoso); o Legolas é o superman (já que ele voa e faz mil acrobacias nas lutas) e, no cúmulo de tudo, perde sua paciência élfica e briga com o Aragorn!!!

É um filme legal, bonito e, provavelmente, quem não leu os livros, vai gostar muito mais do que do primeiro. Entretanto, não gostei da adaptação. Poderia ter sido mais fiel, como o primeiro, sem "inventar" coisas totalmente desnecessárias. Acho que o primeiro filme perdeu muito, demais até, eu diria, ao cortar as cenas da Galadriel dando os presentes (que depois são usados e ninguém entende de onde saíram). Este segundo filme perdeu a essência de Tolkien, virando Hollywood. Esperemos para ver o terceiro.