Manuel Castells


Castells.jpg - Para as pessoas que não gostam do Sociedade em Rede, eu costumo dizer que o pensamento do Castells já deu várias voltas, já que esse livro tem quase dez anos. Por isso, para compreender melhor o pensamento contido ali, é legal ler um artigo do Castells que tem no livro Por uma Outra Comunicação, do Dênis de Moraes (que é um resumo resumidíssimo do último livro - A Galáxia Internet- ainda sem tradução no Brasil, mas que se pode comprar em espanhol e inglês e que é leitura recomendada por este blog).

De qualquer modo, isso tudo apenas para introduzir a entrevista com o Manuel Castells, que roubei do blog Comunicação e Cultura. Aqui ele fala de algumas idéias que vai desenvolver no livro, como a ideologia hacker (tem isso num outro livro dele com o Pekka Himanen), a apropriação cultural da Rede e sua potencialidade enquanto ferramenta democrática.

Fico irritado com as banalidades e as idéias falsas que circulam na Web sobre o tema. Hoje dispomos de elementos suficientes para demonstrar que a Internet não isola e tampouco é um instrumento de poder ou do mundo dos negócios. Pelo contrário, é um espaço descentralizador e cidadão. A Internet é um fenômeno econômico, social e político, mas não é nem uma tecnologia que traz em si a solução global aos problemas da humanidade, nem um sistema que cria desigualdades sociais.

Leiam.