O Nome do Jogo


jogo.jpg- Ganhei de presente de aniversário do Érico o livro O Nome do Jogo, do Will Eisner. O trabalho é muito bom. Misturando quadrinhos e texto, o roteiro trabalha com a saga de uma família judia e seu império nos Estados Unidos. Explorando aspectos simples, como o cotidiano, os valores e costumes das pessoas, Eisner traça um retrato primoroso do estabelecimento de uma comunidade de imigrantes nos EUA, que vai ter forte reflexo na construção da potência americana.

Os desenhos são detalhistas e cuidadosos, com uma arte final expressiva, embora não original. Embora de um aspecto realista, o trabalho de Eisner oscila entre a perfeição de alguns quadros para o rápido esboço de outros, com proporções perfeitas em um quadro e distorções no imediatamente seguinte. Ao mesmo tempo em que usa o estilo realista, Eisner também explora expressões caricatas típicas dos quadrinhos não realistas. Como resultado, tem um estilo interessante, bonito e expressivo, embora não perfeito.

O forte da história é realmente o roteiro. O trabalho de argumento é primoroso, contextualizando em poucas palavras e deixando nas entrelinhas o que vai ser completado pelo desenho. Além disso, traça um perfil de uma comunidade esquecida, de um ponto de vista quase sociológico. Adorei. Muito bom, mesmo.