Gibson na Folha


- Na Folha Ilustrada de hoje, saiu uma entrevista com o William Gibson, autor de Neuromancer (entre outros livros). O Gibson é considerado um dos "profetas" do ciberespaço porque descreve, no livro, coisas que aconteceram na realidade anos depois. Além disso, o Gibson é famoso pela construção do imaginário cyberpunk, que permeia grande parte da Internet hoje.

Queria escrever um livro sobre uma personagem que vivesse parte de sua vida real e emocional através da internet, mas fosse jovem o suficiente para não ter que ficar pensando sobre isso. A web está lá e pronto.


A matéria está bem interessante. Junto tem um artigo do Alexandre Matias sobre o livro Neuromancer e o "futuro jetsons". :) Nela, Matias diz que foi com Gibson que a ficção supera a idéia de um futuro brilhante e tecnológico à moda jetsons, através da construção de um imaginário mais "matrix", escuro, frio, ainda tecnológico, mas de dilemas fundamentais entre homens e máquinas. Entretanto, para mim, esse imaginário cyberpunk já tem suas raízes nos primeiros escritos de ficção científica, desde o Julio Verne, já passando pelos dilemas existenciais mais fundamentais homem x máquina que foram explicitados pelo Asimov. Daqui a pouco a Lady A, especialistas em cyberpunk, comenta algo.