Wolton e a Televisão Pública


wolton.jpg- Eu não sou uma grande fã do pensamento do Dominique Wolton e, sobretudo, das idéias dele sobre a televisão pública (que ele acha que é o instrumento da democracia- vide "Elogio do Grande Público"). Aqui tem uma entrevista com ele falando sobre tudo isso, polêmica, eu diria, mas uma ótima idéia geral do pensamento do autor. (Tirei do Comunicação e Cultura.)

Depois descubro que a televisão era o meio de comunicação mais democrático das sociedades democráticas. Descubro então que ninguém gosta de televisão, que esta não tem grande legitimidade. Começava a haver já o fascínio do computador e pensava-se que a rádio e a televisão tinham deixado de ser interessantes. Mas eu achava que, para perceber a cultura democrática, era necessário perceber o que é a televisão. (...)


O Wolton acha que para que a democracia subsista, é preciso que existam os meios de comunicação de massa, como a televisão pública e o rádio. Eu não concordo com essa idéia, já que a televisão é um veículo unilateral, embora concorde que possa gerar o debate na sociedade. A Internet, pra mim, é o meio mais potencialmente democrático que se tem, no que o Wolton discorda totalmente, já que para ele, a Rede nem mídia é.