Oscar 2004


113232_cp.jpg- Atendendo a inúmeros pedidos, vou fazer um comentário rápido da cerimônia do Oscar de ontem.

As três maiores injustiças da noite - Como previsto, todos os prêmios foram evidentes e para blockbusters. Nada contra, exceto que eu realmente achava que "Cidade de Deus" merecia o oscar de edição, já que a montagem de "O Retorno do Rei" é terrível. Mas era mais ou menos previsível que isso aconteceria, já que resolveram dar, de uma vez só, todos os oscares que a triologia não tinha levado. Achei injusto também que "Girl with a Pearl Earring" não ganhou melhor fotografia. Só naquele clipe de apresentação dos indicados já dava para perceber que era dez mil vezes melhor do que o trabalho de "Mestre dos Mares". Short Animation: Outra injustiça. "Gone Nutty" merecia aquele prêmio. Aquele esquilo com aquela noz fugindo das geleiras é simplesmente uma das melhores coisas em matéria de animação e humor que já passou pelos cinemas.

Melhores Atores - Embora eu torcesse para a Keisha Castle-Hughes e o Bill Murray e o Johnny Depp, não sabia que o Sean Penn nunca tinha levado um oscar para casa. Então, pelo conjunto da obra, até que valeu. Charlise Theron também está muito bem em "Monster" - como diz o Ricardo, sempre que "enfeiam" uma atriz bonita, ela ganha o oscar- mas eu achei a atuação da Keisha primorosa, especialmente depois de ter visto ela ao vivo no oscar. Uma pena.

Cerimônia - Como sempre, uma tradução horrorosa (na hora que o cara da TNT começou a traduzir cantando uma música deu vontade de gritar), piadas grosseiras e tudo muito sem graça (como a sutil "pisada" no Michael Moore no filme de abertura) e com muita falta de noção. Até as apresentações das melhores músicas foram sem graça. Um dos piores oscares de todos os tempos.

Apostas - Perdi aos 40 do segundo tempo para o Rafael, que já tinha avisado que queria revanche pelo ano passado. Em terceiro, ficaram o Érico e o Leo. Ano que vem eu que quero revanche. ;)))