Terrorismo na Espanha


upload_t.gif- Ontem todos os jornais passaram o dia dando notícias sobre o pior atentado terrorista que a Espanha sofreu em anos. Com requintes de crueldade, bombas foram colocadas em trens, armadas para explodir extamente no horário de pico, com o objetivo que conseguir o maior número de vítimas possível. Suspeitos até agora: o movimento separatista de guerrilha do ETA e a Al-Qaeda.

Terrorismo é algo que me choca. Não consigo entender a intolerância, não vejo como ganhar adeptos a uma causa através da violência contra inocentes. Nessa tentativa de conseguir compreender tamanha violência hora, lembro do Baudrillard. Para ele, o terrorismo é cúmplica do sistema, na medida em permeia o estado da globalização ocidental que causa o maior dos terrorismos- a perda gradativa da identidade cultural de cada povo. E cada vez mais sou levada a acreditar nisso como única explicação possível.

A violência do global (...) Essa violência é viral: opera por contágio, por reação em cadeia, destrói pouco a pouco todas as nossas imunidades e a nossa capacidade de resistência. (Power Inferno, pg 56-57)


Baudrillard não acredita, também, que seja possível extirpar o terrorismo, a partir dessa visão da luta contra a globalização (que também é uma luta perdida, segundo ele) e traz Virillo como ajuda:

Essa situação global dá razão a Virlillo quando ele fala de uma guerra civil planetária, sendo a conseqüência política mais dramática dos acontecimentos, o desabamento dos conceitos de "comunidade internacional" e mais amplamente de todo o sistema de representação e legitimidade. (Power Inferno, pg. 73)


Dramático e desesperador. Acho que a luta contra a globalização é uma luta perdida, mas não acho que ela implique necessariamente numa perda total da singularidade como diz Baudrillard. Esse, parece-me, é um raciocínio muito reducionista, que vê as pessoas não como indivíduos, mas como massa. Acho que a globalização implica, sim, num descentramento da singularidade, numa mudança. Mas é impossível perder essa singularidade, na medida em que não somos todos iguais. Mesmo que façamos coisas semelhantes, o significado dessas ações será sempre culturalmente diferente. Mas claro, essa é só a minha opinião.

Aqui tem uma matéria da Wired falando das reações em blogs e no ciberespaço com relação ao atentado de ontem.