Nightwish


nightwish2.jpg - Então, sábado eu estava assistindo aquele esquema de melhores clipes do Multishow quando, eis que, em meio ao pop, surge Nemo, (aparentemente) carro-chefe do novo CD do Nightwish. Com direito a caras e bocas da Tarja e superprodução à moda clipes do Evanescence. Claro que me surpreendi. Afinal de contas, o Nightwhish é uma banda finlandesa de metal melódico com uma vocalista que é cantora lírica. Hoje então, lendo essa matéria do Omelete, começo a entender a nova moda neo-gothic-metal que parece estar assolando a gurizada pelo mundo.

Depois que Amy Lee e companhia surgiram e despertaram nas gravadoras um grande interesse por bandas que façam um som pesado ? sem ser necessariamente heavy metal ?, mas que tenham uma mulher como vocalista principal, todas as atenções se voltaram para o Nightwish. Afinal, queiram ou não, a banda é o maior representante do gênero ?heavy metal com vocal lírica? e muitos acreditavam que os finlandeses usariam esse interesse súbito a seu favor.


Compreensível. Bandas de música pesada com vocais femininos sempre foram as minhas favoritas (vide Lacuna Coil, After Forever, Within Temptation e etc.), mas sei lá... Daí a virar pop? Esse novo CD do Nightwish já gerou muita polêmica. Apesar do Omelete elogiar bastante (ressalvando que existe, efetivamente, uma "suavização-quero-tocar-na-MTV" no som total do CD), eu tenho minhas dúvidas. Não que eu tenha algo contra as bandas tocarem na MTV, mas o Nightwish sempre figurou entre as minhas bandas favoritas justamente pelos arranjos complexos e pela melodia forte, um triunfo das guitarras de Emppu, do teclado do Tuomas e do lírico da Tarja, que compunham um total fenomenal, mas nunca muito popular (mais ou menos como a música clássica...). A título de comparação, musicalmente, na minha opinião, o Nightwish é muito mais denso que o Evanescence e, embora a Amy Lee tenha uma voz fantástica, o som deles é quase repetitivo, com pouca criatividade. Claro que, esse tipo de som vende muito mais e penso aqui com meus botões se este novo CD não significa uma "suavização" e uma "pasteurização" do som do Nightwish.