ogrito.jpgO Grito - Roubaram "O Grito" e "A Madonna" do Munch do Museu de Oslo. Um bando entrou armado, pegou os quadros e foi embora. O que mais me revolta é que as obras provavelmente serão vendidas para algum colecionador #$@% (muito provavelmente já tenha até comprador) e nunca mais eu vou poder vê-la ao vivo e a cores.

O Munch é um dos representantes do Expressionismo, assim como Van Gogh (meu favorito de todos os tempos), Cézanne e outros. Na minha opinião, é na pintura que o movimento adquire sua força mais fantástica e mais inovadora, porque pinta sentimentos, emoções, sempre com muita cor, muita tinta, quase com fúria. "O Grito", para mim, é a melhor expressão da solidão, da dor e do desespero de se sentir sozinho. Eu acho uma das obras mais fantásticas que a humanidade já viu. E eu nunca mais vou poder vê-la. Malditos ladrões #$%&*!!!!

Lembro de quando fui ver a exposição de algumas obras do Munch no MARGS em POA há alguns anos (deve ter um post sobre isso no blog, em algum lugar). Não me impressionou tanto quanto o Diego Rivera (talvez porque eu nunca tenha dado importância pra ele, apenas para a Frida), mas é um choque. As obras são literalmente "gritantes" em emoções (na verdade, emoções sombrias, eu diria). É uma lástima que suas obras-primas tenham sido roubadas.