Sexkut


titulosexkut.gif - O quão fácil se cria um boato na Internet? O Cocadaboa testou. Criou o Sexkut, uma imitação tosca (inclusive no design) com uma idéia doida: É um Orkut de relacionamentos sexuais. Para entrar era preciso ser convidado por alguém que já transou com você e por aí ia a idéia mirabolante.

Colocamos a sátira sexual do Orkut no ar e pronto. Distribuímos alguns links, comentários em fóruns e blogs de maneira estratégica, anunciando a grande novidade. E esperamos pacientemente, como em uma pescaria, até o primeiro morder a isca.

E eis que surge o grande primeiro, o ?pato alfa?, aquele que provavelmente provocou o efeito dominó. Pedro Dória, no seu conceituado blog no famoso site No Mínimo, anunciou a grande novidade, ainda na madrugada de sexta (10/09) para sábado, poucas horas da minhoca ter sido colocada no anzol.


Impressionantemente, a notícia começou a se espalhar como verdadeira por blogs e sites de notícias. Muitos e muitos sites de notícias.

E como todos sabem, uma mentira repetida várias vezes em vários lugares diferentes, acaba virando uma verdade (e é por isso que eu admiro os blogs, sem eles os trotes do Cocadaboa nunca seriam possíveis).


Interessante é a velocidade com que a notícia se espalhou, a quantidade de pessoas que acreditaram nela e publicaram, e mais do que blogs (que ainda podem se defender dizendo que não tinham compromisso com a verdade), os veículos noticiosos. Depois do boato revelado, vários apagaram ou editaram posts, outros tantos simplesmente retiraram a informação do ar, e outros ainda, publicaram a retratação.

Agora essa história do boato demonstra o potencial informativo da Rede, mais do que isso, a capacidade de espalhar informações. Tanto para o bem, quanto para o mal. Fico pensando que, se o boato fosse sobre alguma doença mortal ou coisa assim, em menos de uma semana teríamos pânico mundial. Só para citar o Barabási, o caso do Cocadaboa mostra bem que é importante atingir um hub (no caso, um dos formadores de opinião citados na matéria), para que a velocidade de espalhamento da informação seja mais rápida. Após atingirem esses hubs, o site hoax deles passou a receber quase 10 mil visitas por dia. Ou seja, 10 mil pessoas sabendo sobre o assunto, todos os dias. E comentando com seus vizinhos e amigos offline. Muito complicado tudo isso. Mas pato escaldado aprende, então, acho que cada vez mais, vai ficar complicado enganar pessoas na Internet. Vamos tornar-nos um bando de céticos.