Clima Natalino


- Então, seguindo a obrigação de todos os blogs de comentar a época do ano, venho aqui comentar o Natal. Ao contrário da maioria das pessoas, que acham que essa época do ano é hipócrita, consumista, cheia de especiais de Natal... eu adoro o Natal.

Adoro a função de comprar presentes, ficar escolhendo algo especial para alguém. Eu adoro dar presentes. Adoro a função do clima "de volta para casa", quando todos os parentes/amigos/conhecidos estão na cidade e a gente vai reencontrando as pessoas no calçadão, nas lojas, nos restaurantes etc. Adoro as festas, com a família e os amigos. Adoro a comida (e ficar ajudando a preparar as coisas boas que vão estar na mesa de Natal). Adoro os amigos-secretos, porque é engraçado ficar tentando adivinhar quem tirou quem e mais engraçado ainda forjar bilhetes que nunca ninguém pensaria que você escrevesse e receber as coisas mais absurdas, como queijo ralado, na caixinha das mensagens. Adoro a decoração, fazer embalagens bonitas, guirlandas, inventar árvores de Natal, fazer enfeites e, ainda mais, as luzes. Adoro livros de Natal e filmes de Natal (tirando as imbecilidades hollywoodianas, estou falando de coisas como Dickens). Eles me fazem lembrar de como essas coisas todas eram mágicas quando eu era criança. Adoro a função de estar com a família, dar presentes, rir, contar casos, comer, falar sobre o ano que passou e novo ano que se inicia. Adoro as músicas de Natal, especialmente os coros e os barrocos (Bach, de um modo especial, e Haendel). Adoro cartões de Natal. Durante muitos anos, passei semanas antes do Natal criando cartões personalizados a base de cartolina, cola e restos de enfeites e enviando-os para as pessoas. Enfim, eu adoro a mágica e os sentimentos que, embora muito disso tenha se perdido com a idade adulta, retornam com força nessa época.

Mas além dessas coisas, a minha motivação favorita é sempre o balanço. Balanço do ano que se passou, das coisas que eu fiz errado, das que eu fiz certo. Do que poderia ser melhorado, das conquistas que eu tive e das que eu quero ter. É sempre uma época de avaliação, e de traçar novas metas e ideais. E eu sempre fico contente, por pior que tenha sido meu ano (e 2004 não foi lá nenhuma maravilha), de ter um ano novinho em folha para poder começar tudo de novo. Uma página em branco, cheia de novos desafios, novas decisões e novas coisas para conquistar, e, é claro, problemas novos para resolver. :) Gosto da novidade. Gosto de planejar o ano. E sobretudo, gosto do simbolismo do recomeço. Faz com que eu me lembre de que as coisas não são eternas e que posso recomeçar a minha vida a cada segundo.