tornado.jpgAlerta de Tornado - Santa Catarina e o Rio Grande do Sul estão em estado de atenção com relação ao tempo, já que a meteorologia confirma que, devido ao calor do inferno, umidade, e um sistema gigante de baixa pressão sobre o sudoeste do Brasil e o norte da Argentina, as condições estão favoráveis para que novos tornados ocorram (como os que atingiram Criciúma ontem).

Acho interessante que, pela primeira vez desde que eu comecei a me interessar por tornados e fenômenos climáticos (que eu me lembre), a grande mídia conseguiu filmar efetivamente os cones no Brasil. Até então, a maioria das pessoas duvidava que esse tipo de coisa ocorresse no País. Lembro de dois particularmente destruidores, em São Francisco, em 2003 (que foi noturno e eu nunca achei imagens de nada) e em Osório, no começo de 2000. E agora esses de Criciúma. É interessante porque, apesar dos tornados terem sido fracos (F1 na escala fujita, que vaia té 5), se fossem de maior intensidade, os danos poderiam ter sido incalculáveis. Era uma área densamente habitada, que não recebeu nenhum aviso. Do mesmo modo, os sites de quase todos os satélites de monitoramento do tempo no País não possuíam nenhum tipo de aviso para tempestades severas. É meio inconcebível, que o nosso sistema de monitoramento e aviso seja tão fraco. Fico pensando no Catarina, que foi "subestimado" pelos sistemas de aviso e praticamente destruiu o litoral, enquanto os meteorologistas brigavam entre si, defendendo que tratava-se de um ciclone ou furacão.

A realidade é que a pesquisa em todas as áreas (e principalmente, na meteorologia) precisa ser levada mais a sério no País. Não é porque estamos "deitados em berço esplêndido" que seremos poupados eternamente de catástrofes maiores. Tornados, furacões, ou mesmo intempéries mais comuns, como granizo e tempestades capazes de causar inundações, raramente são previstas e as populações atingidas, avisadas. Acho que é hora do governo pensar em investir em ciência, e investir de verdade .