cachorro.jpg Livros - Em meio ao marasmo dos lançamentos literários, vi uma resenha no Omelete e achei um livro interessante, que acabou virando o resente de aniversário que eu e o Ricardo demos ao Érico. Então o Érico me emprestou e posso dizer que O Estranho Caso do Cachorro Morto, do inglês Mark Haddon é uma das melhores coisas que li nos últimos anos.

O livro conta a história do assassinato de um cachorro, Wellington, que é investigado por Christopher, um garoto de 15 anos que sofre da Síndrome de Asperger. A síndrome é considerada semelhante ao autismo, embora mais branda, onde a pessoa tem dificuldade de interagir socialmente, não conseguindo entender ironias, piadas e figuras de linguagem e mesmo expressões faciais. Christopher, o herói, tem suas obsessões (como não comer coisas amarelas ou marrons, ou realizar a mesma rotina todos os dias, por exemplo), e precisa, muitas vezes, estar isolado para se sentir seguro, embora seja extremamente iinteligente (especialmente para matemática e física). Em meio a todas essas particularidades, o autor narra um vívido quadro dos problemas e fraquezas humanas, que aparecem não como centro do livro, mas como meros coadjuvantes da história do cachorro.

Por sofrer da síndrome, Christopher empresta uma subjetividade cativante à história. Trata-se de uma visão de mundo diferente. Tudo o que Cristopher vê e sente, seus medos e objetivos, são, ao mesmo tempo, tão humanos e tão originais, que levam o leitor a questionar sua própria visão de mundo. Além disso, a excelência do livro não está apenas na sua originalidade, mas na construção de uma brecha por onde é possível ver como alguém que sofre de Asperger e compreender como é o mundo dessas pessoas. Recomendo.