Entrevista com Dan Gilmor


- Do Jornalismo e Comunicação, uma entrevista com o Dan Gilmor, autor de "We, the media" (Nós, os media- como traduzido em Portugal e sem edição brasileira), publicada no jornal Público, também de Portugal. A entrevista é sobre jornalismo online hoje.

P. - E como é que acha que os "grandes 'media'", como lhes chama no seu livro, podem incorporar estes cidadãos-jornalistas?

R. - Acho que há diferentes formas de podermos fazer isto [disse, "podermos" e acabei de sair...]. Podemos começar por ter aquilo que muitos jornais já têm: fóruns nos seus "sites". Mas temos de lhes prestar atenção. Podemos ter "weblogs", onde podemos ter uma reacção imediata do público. Podemos suscitar mais contribuições dos nossos leitores. Podemos dar aos leitores, e isto é mais controverso, uma hipótese de serem jornalistas no nosso "site". Com isto não quer dizer garantamos esse jornalismo, mas pômo-lo debaixo do nosso chapéu.


Não tenho especial predileção pelo Gilmor, ao contrário, nem sou leitora assídua do seu blog. De um modo geral, eu não apoio algumas posições conservadoras que ele costuma defender. Mas a entrevista vale ser lida, especialmente pelo que ele fala dos "repórteres-cidadãos" (que desenvolve no livro), que, para muitos, pode representar o fim do jornalismo tradicional.

Update - A Ana comentou e me chamou a atenção para um descuido. Não quero dar idéias erradas. Não é que eu ache que o livro do Gilmor seja ruim, de modo algum! Acho que o Dan tem ótimas idéias, especialmente com relação à essa questão da interatividade no jornalismo. É só que no blog, ele tem algumas posturas conservadores com relação à sociedade, ao papel do jornalista e à política. Mas isso não influencia em nada o fato de que o livro dele é um dos primeiros (e únicos) a tentar sair da superfície da questão dos blogs e do jornalismo e realmente discutir o papel da sociedade nesse meio digital.