Pope.jpg Impressões sobre Bento XVI

A Wikipedia dá um nó nos veículos jornalísticos

## Apenas alguns minutos depois da aparição do novo papa, Benedictum XVI na televisão, da benção urbi et orbi e de seu discurso, a Internet caiu. Não consegui entrar em absolutamente nenhum site de notícias brasileiro, incluindo o Terra, a Folha e o Uol, e passando pela BBC Brasil (que ainda falava da fumaça preta uma hora depois do anúncio do novo papa). Procurando informações sobre Ratzinger, fui cair onde? Na Wikipedia, que já tinha um verbete sobre o novo papa, que estava sendo feito em cima do nome de Ratzinger. Hoje a mesma página tem trilhões de informações, bem como links para seus escritos mais famosos (como o Dominus Iesus, o dos homossexuais) e suas idéias sobre teologia (Ratzinger é considerado um gênio entre os teólogos). É certamente o lugar mais completo com informações sobre quem é o papa e quais seus posicionamentos dentro da Igreja.

Espera-se uma doutrina conservadora. Mas mudanças inesperadas acontecem

## João XXIII foi um papa eleito nos moldes de Ratzinger. Um cardeal velho, considerado conservador, que seguiria com um papado "morno", por um "tempo curto de transição". Enquanto isso, o terreno seria preparado para um outro papa, (que foi o Paulo VI). O que aconteceu? Apenas três meses depois de ser eleito papa, João XXIII, durante uma missa no Vaticano, simplesmente declarou "Precisamos sacudir a poeira da Igreja" e convocou um Concílio (o famoso Concílio Vaticano Segundo) ali, no meio da igreja, diante da boca aberta de todos os cardeais, de Roma e do mundo. O Concílio Vaticano Segundo foi revolucionário dentro da Igreja. Graças a ele, as missas pararam de ser rezadas em latim, com o padre virado para o alta; , houve abertura para o ecumenismo, (reconheceu-se que havia salvação fora da Igreja); aconteceu a reconciliação entre judeus e cristãos (os judeus eram considerados, pelos cristãos, os "assassinos" de Cristo) e etc. Para a Igreja, esse concílio, que aconteceu no final da década de 50 e início de 60 foi revolucionário e mudou quase 2 mil anos de crenças e dogmas.

O fundamento da história é mostrar que as pessoas são imprevisíveis. Embora eu não ache que Benedictum XVI vá fazer um papado revolucionário (se assim fosse, acho que ele escolheria se chamar João XXIV), nunca se sabe. Apesar das várias críticas à escolha do alemão, também não se pode esquecer que Ratzinger tem parte dessa "briga" com seu nome associada ao seu antigo cargo. Ele era chefe da "delegacia de polícia" da Igreja (a tal ordem que todos gritam como "a ex-Inquisição"), responsável por punir todos aqueles que se "desviavam" das orientações, o que também implica, por exigência do cargo, em um grande conservadorismo teológico.

Um papa nazista? Leia de novo.

## A mídia anda alardeando que Bento XVI teria sido nazista. Eu pesquisei a história da vida em várias biografias italianas e, ao que parece, a família dele era extremamente católica (não esquecendo que o Nazismo perseguia também as religiões) e o pai dele, por ser totalmente anti-nazista, foi morto. E Ratzinger foi, sim, da Juventude de Hitler, mas porque era obrigado, como todos os jovens alemães, a se cadastrar. Sua biografia aponta que ele jamais comparecia às reuniões e que era perseguido por isso. Quando foi convocado à Guerra, desertou, foi perseguido e preso. Depois voltou pra casa e aí foi preso de novo, desta vez, pelos aliados. Mais tarde, teve uma aproximação com a esquerda em seus escritos teológicos (com o comunismo), afastando-se para o conservadorismo quando estava mais velho. Fico meio irritada com as notícias porque eu pesquisei tudo isso em algumas horas ontem. A mídia brasileira, HOJE, ainda está falando coisas do tipo "temos um papa nazista". Eu não sou a favor da escolha do Ratzinger, inclusive, era quem eu principalmente não queria. Mas acho que vale a pena pesquisar antes de publicar essas coisas. Uma coisa é dizer que o cara foi cadastrado na Juventude de Hitler, coisa que os alemães eram obrigados a fazer, e que ele desertou. Outra é dizer que ele é ou era nazista. Não esqueçamos que Karol Wojtyla foi soldado do exército polonês e nunca ninguém ficou chamando ele de comunista (inclusive, ele lutou muito contra o comunismo no leste europeu).

Bento ou Benedito?

## A CNBB adotou Bento como a tradução oficial de Benedictum. Embora a mim pareça que são coisas diferentes (Bene dictum = bem dito, bendito e não exatamente abençoado, que é Bento), todos os dicionários de nomes em latim que eu encontrei apontam Benedictum como sinônimo de Bento. Já que o Benedictum I foi papa lá no princípio do mundo e sempre foi Bento no Brasil, então que continue sendo.

Brisas de esperança

## Não acredito que Bento XVI vá trazer mudanças significativas para a Igreja. Mas já hoje de manhã, diz a BBC, na missa dos cardeais, ele disse que era importante que se continuasse com a "atuacão do Concilio Vaticano Segundo" (Lembrando que o Concílio nunca foi aceito pelos conservadores, o que gerou seitas dedicadas a manter as regras antigas, com as missas em latim e todos os antigos dogmas. Com isso, a imprensa especulou, desde ontem, que Ratzinger tentaria uma aproximação com esses padres, já que também seria contrário às mudanças e amigo do cardeal francês que foi excomungado por se recusar a adotar o Concílio.). Também falou na necessidade do ecumenismo (o que também vai de encontro à especulações sobre suas posições anti-ecumênicas, geradas a partir da Dominis Iesus, que escreveu há anos). Isso traz algum alento. Veremos o que ele dirá e fará nos próximos meses, quando, acredito que teremos um termômetro de seu papado.