posterp.jpgStar Wars- Hoje estréia "The Revenge of the Sith" o terceiro filme da nova triologia Star Wars. Embora eu seja uma fã de longa data da série, nunca me agradei muito dessa "nova triologia".

O primeiro filme eu odiei. Sei lá, quebrou o encanto da coisa. Nenhum dos novos personagens me convenceu. Todos os heróis me pareceram exageradamente jovens em relação à triologia original, as coisas demasiado explicadas, os efeitos, demasiado bons. Quem quer saber de onde vem a força??? O que era o Qui-Gon Jin aplicando aquele "exame de sangue" para detectar "a força" no Anakin no primeiro filme? Pior... o que era o Jar Jar Binks?!?!?!?!

O segundo filme melhorou um pouco a coisa toda. Mas eu nunca gostei muito da Nathalie Portman como Padmé Amigdala. De novo, todo mundo meio jovem demais. Mas sei lá, Naboo era legal, o jovem Anakin era parecido com o Luke e todas essas coisas. Não inventaram nenhum novo personagem para ser o Jar Jar Binks (bichinho fofinho) e o R2D2 e o C3PO começam a aparecer (muito bom, sempre foram alguns dos meus favoritos). Entretanto, devo confessar que ver o Yoda em plena forma e não mais como aquele velho maluco que domina a força foi chocante.

Agora tem o terceiro filme. Não sei o que esperar. Na triologia original eu sempre ficava pensando que algo de verdadeiramente terrível tinha acontecido com o Anakin para ele virar-se para o lado negro. E me preocupa como o filme novo fará essa transição. Também me preocupa como os jedis serão exterminados de tal forma que os caras inteligentes e poderosos, como o Obi-Wan e o Yoda vão perder a esperança, fugindo e se isolando em terras ermas. E a morte da Amigdala? Como é que vão levar o Luke e a Lea sem que o Anakin "sinta", ainda mais que ele é mega poderoso?

Tá, eu sei que o Kevin Smith, que é o pai dos nerds, achou o filme legal. Mas, sinceramente, eu sei que a maioria vai ficar contente se tiver bastante sabres de luz, lutas com efeitos legais e gente se explodindo. Eu não. Eu vou ficar feliz se não estragar a história. :P Eu vou ficar feliz se o filme me convencer.

Enfim, não tenho grandes esperanças. A triologia da década de 70 e 80, com a qual eu cresci, assistindo tantas vezes que gastei a fita, conhecendo os diálogos de cor e desejando com todo o meu coração um sabre de luz e o poder da força é, de longe, a mais legal. Eu e o meu irmão sempre preferimos o Retorno de Jedi, embora eu tivesse uma queda também pelo Império Contra-Ataca (mas aquela cena do Han Solo sendo congelado me dava arrepios e eu gosto de finais felizes). Não vou assistir hoje. Vou ficar aqui, pensando se o filme não vai estragar tudo. Talvez eu vá domingo ou na semana que vem. E, até lá, não me contem!

Update: O Japa disse que é horrível. Ótimo, não vou mais ver.