Trocas e E-mail


- O Ricardo deu a dica: Essa matéria da New Scientist fala do hábito de "fowardar" emails com tranqueiras (links, vídeos, ppts e etc.) como um padrão referente às trocas de "presentes" das pessoas. A idéia é de uns cientistas da University of Illinois, que dizem que esse ritual teria um papel fundamental na mantenção dos laço sociais entre as pessoas.
Forwarding a genuinely amusing or interesting link to a friend, for example, shows that you are thinking of them and are aware of the sort of content they like, Gross says. But passing an irrelevant or out-of-date link on to contacts can be annoying, thus lowering the sender's social status in the recipient?s eyes.

É interessante a pesquisa. Entretanto, acho que a generalização é complicada. Os pesquisadores alegam ter entrevistado várias pessoas. Eu acho que, realmente, para uma grande parcela de internautas, as trocas de "presentes" via e-mail funcionam como trocas rituais mesmo. Mas me parece que há, igualmente, uma larga parcela da população "internética" que considera esse envio da pior forma possível, e tenta impedir isso através do uso de filtros e softwares. Como a prática funcionaria para essas pessoas?

A matéria fala ainda em softwares para mapear as redes sociais a partir dessas práticas de foward e fazer marketing viral com essas pessoas. Acho que, dependendo da receptividade da rede, essa pode ser uma prática desastrosa.