chile1.jpgValparaíso - Dentre as coisas que mais me chamaram a atenção em Valparaíso, está a forte influência inglesa: na arquitetura (lembra uma cidade costeira da Inglaterra), nos nomes, nos hábitos (cerveja quente e chá com leite o tempo todo), e até nos grande nomes locais (embora na Universidade se veja muito da questão local - exaltação de nomes como o de Salvador Allende e Gabriela Ministral, os monumentos e praças têm sempre alguma menção ao Lord Cochrane. A segunda coisa é a proliferação de cachorros. É impressionante como tem cachorro solto nas ruas. Chegam a ter grupos com mais de 20 cães em cada esquina! Obviamente, por conta disso, há muita sujeira, especialmente nas praças e calçadas.

sebastiana.jpgValparaíso, entretanto, é muito bonita. É uma baía no meio de morros, e nesses morros, estão as casas, todas com uma visão maravilhosa. Além disso, as casas são pintadas de cores berrantes (segundo me disseram lá, a prefeitura financia as tintas desde que a cidade foi declarada "patrimônio da humanidade"). A melhor coisa que visitei, sem dúvida, foi "La Sebastiana", uma das três casas de Pablo Neruda (as outras duas - Isla Negra e La Chascona, que ficam num povoado de pescadores e em Santiago - eu não visitei). É uma casa feia por fora, mas fantástica por dentro. São 4 andares (3 de Neruda e 1 de um casal de amigos, a quem o poeta convenceu a morar ali porque a casa era muito grande) encravados no morro, com uma visão privilegiada da cidade, aumentada pelas enormes janelas. De todos os cômodos da casa se vê o mar. E três grandes cômodos abrem-se para a baía: a sala, o quarto e o escritório de Neruda. Além da vista, por dentro, a casa é um espetáculo. Colorida, cheia de vitrais, com uma arquitetura, no mínimo, exótica, mistura de quadros de Cochrane e de coisas locais, móveis antigos e coisas do mar, ela é praticamente uma síntese da cidade. Maravilhosa.

Outra coisa que é típica e estranha de Valparaíso é a quantidade de elevadores. Há elevadores em praticamente todos os morros, que funcionam todos os dias, para levar as pessoas morro acima. Estranho porque, apesar de muitos, os morros nem são tão altos. A cidade também não tem quase praias, mas um porto. As praias ficam ao lado, em Viña del Mar (que nem é tão legal) e atrás dos morros. E o Pacífico é muito, muito verde, estranhamente, de um tom diferente do Atlântico. É verde-água, bem longe do azul.