DSC00031.JPGLa Provence - Então, ontem, finalmente, against all odds, e depois de mil tentativas, fomos no La Provence. Para encerrar o ano gastronômico com chave de ouro. Foi providencial, porque descobrimos também, que ontem era o último dia de funcionamento do restaurante, e que, agora, só no ano que vem. Aparentemente o negócio é meio sazonal, então abre em determinadas épocas. O garçom nos disse que acha que talvez abram de novo em maio, mas que geralmente é só novembro ou dezembro.

DSC00034.JPGO ambiente é muito fofinho. É rústico, um pouco exagerado, mas cheio de coisinhas bonitinhas e detalhes por todos os lados. Não é lá muito confortável, porque as cadeiras são de madeira, mas o diferencial da decoração é muito tri. Tivemos um problema com um fumante, pra variar, que chegou bem feliz e acendeu seu cigarro como se estivesse sozinho no restaurante (que é minúsculo, diga-se de passagem) e ficou lá fumando. Acho que o objetivo era obstruir todas as papilas gustativas antes de começar a comer. Daí, como nós não estávamos a fim de nos estressar e não queríamos comer comida com gosto de cigarro, pedimos ao garçom pra mudar de mesa, o que fizemos acintosamente. Então, não tem ambiente para não-fumantes, o que estraga um pouco a coisa. Pena que a Marina não estava lá para nos defender!

DSC00039.JPGA comida é divina. É meio nouvelle cuisine, ou seja, porções pequenas. O menu também é pequeno, mas pedimos um couvert, uma entrada, prato principal e sobremesa e saímos bem satisfeitos. Eu gostei especialmente da torta de abobrinha que eu pedi de entrada. Estava deliciosa, divina, maravilhosa. O melhor prato da noite. De prato principal, pedimos frango com tangerina e filé com tomate seco (acho que era esse o do Ricardo). O prato vem servido com acompanhamentos. O meu estava muito gostoso (frango), com um sabor de gengibre que se salientava bastante. Provei o do Ricardo e estava igualmente bom. Depois, a sobremesa divina. Eu pedi um Parfait, que é um sorvete de nata com frutas secas e calda quente de chocolate e o Ricardo um sorvete La Provence ou coisa assim, que era com morango, creme, um petit gateau e um creme de amoras ma-ra-vi-lho-so. Daí trocamos porque ele gostou mais do meu e eu, do dele. Divina a sobremesa, realmente ótima. Vale a pena experimentar.

DSC00036.JPGO serviço é bom também. Com direito a licor por conta da casa enquanto se preenche o cheque e o dono vindo perguntar como estava tudo. Claro, sempre tem os percalços, como o garçom que não tinha idéia do que era o licor, mas no geral, muito bom. O preço também é bom. Gastamos, na refeição completa - sem vinho, porque o Ricardo é abstêmio e eu não vou tomar uma garrafa sozinha- cerca de 60 reais para os dois. Os acompanhamentos giram em torno de 9 reais, os pratos principais, cerca de 15 reais e as sobremesas, em torno de 5. Achei muito mais barato do que esperava, por uma refeição que compensou. :-)

De um modo geral, vale a pena pela comida. Deliciosa. O resto é bom, mas a comida tem uma assinatura, um sabor conseguido pelo cheff que é um diferencial, em Pelotas, onde quase tudo tem o mesmo gosto e as receitas são pouquíssimo diferenciadas de um lugar para outro. Mas agora, só ano que vem. :)