setembro 26, 2005

Palestra - Estou acabando de preparar a apresentação da palestra que darei hoje, na Unisinos, as 17h30min. Chama-se "Weblogs e comunidades virtuais: as redes de sociabilidade da internet. Vai acontecer num evento chamado "Encontros de Ética" do Instituto Humanitas da Unisinos. Aqui tem uma entrevista que dei a eles sobre Redes Sociais na Internet.
Posted by raquel at 8:32 AM | Comments (5) | TrackBack

setembro 24, 2005

moussaka_small.jpg Comida Grega - Ontem tive a oportunidade de experimentar comida grega. Não era lá, nada muito típico (o restaurante tentava ser o McDonalds da Grécia), mas a comida era bem apresentada e o lugar, confortável. Pedi um Moussaka (uma espécie de lasanha de beringela e carne moída - foto ao lado) e um Tzatziki (por culpa d'O Historiador, onde as personagens ficam toda hora comendo uma pasta de iogurte e pepino e alho). É meio engraçado que a pasta não acompanha pão (um pão típico, meio parecido com o pão árabe).

O Moussaka é bem gostoso, mas achei que tinha páprica demais. A páprica doce acabou deixando a beringela meio amarga e fora de contexto, na minha opinião. Também tem que ser servido um pouco mais frio, ou o cliente acaba comendo o recheio fervente - como no meu caso. O Tzatziki também é bom (parece que fica mais gostoso como acompanhamento de salada, mas eu não experimentei assim), mas também achei que faltou alho. B0000DHOHF.01-A2ASOWPLPSJK2I._SCMZZZZZZZ_.jpg De sobremesa, pedimos um Baklava (uma espécie de massa fina com recheio de nozes, amêndoas e mel - foto ao lado), que eu achei o ponto alto. Muito gostoso sem ser pesado, com o mel reduzindo a secura dos ingredientes e um toque de canela. O Ricardo não gostou muito. Ele pediu um Greek Donner (que é um tipo de fast food grega também com muita páprica - típico do leste da Europa, pelo que vi) que eu achei bem gostoso porque o pão quebrava o sabor da carne.

De um modo geral, achei interessante. Não achei o Moussaka uma brastemp por causa do excesso de páprica e tampouco o Tzatziki, mas o Baklava estava ótimo. O sabor é bem diferente (por algum motivo as pessoas no Brasil não usam quase páprica) embora não tenha sido delicioso. Estou com vontade de testar em casa as receitas, para ver como ficam. :)
Posted by raquel at 9:23 AM | Comments (3) | TrackBack

setembro 23, 2005

vlad250.jpgO Historiador - Faz tempo que não falo de livros aqui. Depois que ganhei uma quantidade bastante razoável de aniversário atrasado pude deleitar-me na ponte viária Pel-Poa com O Historiador, presente do Ricardo. Fiquei surpresa. Além da riqueza dos detalhes históricos, a maioria de uma parte obscura da História da Europa, um fino e crítico retrato do Leste Europeu sob a Cortina de Ferro e uma narrativa espantosamente envolvente, Elizabeth Kostova consegue revestir a história tão batida dos vampiros de novo interesse. O rebuscamento do estilo da autora me lembrou um pouco o Umberto Eco, tamanha a riqueza de detalhes. Apesar de tudo, o livro tem um início fantástico, uma queda no interesse narrativo no meio - que não desmerece o livro para mim, que adoro informações da Idade Média -, e um final meio apressado.

Trata-se do livro de estréia de Kostova, e tem gente comparando com o Código Da Vinci - uma heresia para a qualidade literária da autora! Trata-se de um livro sobre vampiros e sobre História. A personagem central, filha do Historiador, conta em primeira pessoa os fatos que se desenrolaram com seu pai. Comparativamente, Kostova trabalha com um Drácula mais mítico que os modernos e lânguidos vampiros de Anne Rice, mas em uma narrativa com menos toques de horror que o de Bram Stocker (por sinal, citado várias vezes no livro). A graça da história não são os mortos-vivos, em si, mas a história horripilante dos vivos durante a guerra, as lendas sobre fatos históricos fantásticos, como a queda de Constantinopla e seu saque, pelo sultão Mehmed II em 1453, inimigo mortal de Vlad Dracul Tepes (também conhecido por Vlad, o Empalador, também conhecido por Drácula), senhor da Valáquia. Outro detalhe interessantíssimo é a descrição das bibliotecas e a paixão das personagens pelos livros.

Enfim, "O Historiador" recebe minhas melhores recomendações. Certamente, um lugar destacado entre os melhores livros nos quais tive o prazer de esbarrar este ano.
Posted by raquel at 8:33 PM | Comments (0) | TrackBack

setembro 19, 2005

Seminário Internacional - Esqueci de comentar, a Adri lembrou. Outro artigo meu, o " Comunidades Virtuais em Redes Sociais na Internet: Uma proposta de estudo" foi aceito para o GT de Tecnologias do Imaginário e Cibercultura do Seminário Internacional de Comunicação da PUC/RS. A programação pode ser conferida aqui. Isso me lembra que meu lattes precisa urgente de atualização.
Posted by raquel at 1:41 PM | Comments (3) | TrackBack
Monte livros - Ganhei livros!! Ganhei livros!! Ganhei livros!! Ganhei livros!! Ganhei livros!! Ganhei livros!! Ganhei livros!! Ganhei livros!! Ganhei livros!! Ganhei livros!! Ganhei livros!! Ganhei livros!! Ganhei livros!! Ganhei livros!! Ganhei livros!! Ganhei livros!! Ganhei livros!! Um monte deles! Oh yeah!!! :D
Posted by raquel at 11:41 AM | Comments (2) | TrackBack

setembro 18, 2005

Ficar em casa - Então, hoje eu estava pensando em como eu gosto de ficar em casa. Eu adoro ficar em casa. Adoro pegar filme quando não tenho que trabalhar e assistir bem feliz no meu sofá. Adoro fazer jantas com pratos mirabolantes e convidar meus amigos. Ultimamente, tem sido comida tailandesa, porque eu ando adorando thai. Mas daqui a pouco vou mudar o menu. Adoro chegar em casa do trabalho e me sentir em casa. Adoro acordar de manhã e saber que estou em casa e em nenhum outro lugar. E o mais estranho é que eu passei por uma loonga fase odiando ficar em casa. Adoro tomar chá, na minha poltrona favorita, quando está frio. Adoro olhar a cidade da janela, de noite e de dia. Dá para observar as estações do ano de uma árvore linda que tem em uma praça aqui perto. Adoro poder fazer as coisas quando me dá na telha (como lavar a louça, que eu odeio, por exemplo). Benesses de morar sozinho.
Posted by raquel at 7:40 PM | Comments (3) | TrackBack

setembro 14, 2005

IRICS 2005 - A continuação do meu trabalho sobre redes sociais pró-ana e pró-mia foi aceita para ser apresentada no IRICS 2005. Fui selecionada para ser session speaker do grupo de virtual communities. O congresso vai ser em dezembro, em Viena, na Áustria, mas as chances de que eu consiga ir são próximas de remotas.
Posted by raquel at 11:34 PM | Comments (9) | TrackBack
Google Blog Search- E o Google acaba de lançar o Google Blog Search, um sistema de busca para coisas publicadas em blogs. Teste rapidinho, mas parece funcionar bem. E dá para fazer buscas bem refinadas em blogs, como por URLs, ou por língua! Muito legal.
Posted by raquel at 10:02 AM | Comments (2) | TrackBack

setembro 12, 2005

A Ebay comprou o Skype - Segundo essa matéria do Terra, a Ebay comprou o Skype. Quer usar para as pessoas tirarem dúvidas sobre as compras. Isso não pode ser bom. Quando vale que, logo, logo, teremos propaganda no skype? Bom para o Google Talk.
Posted by raquel at 10:50 AM | Comments (4) | TrackBack

setembro 9, 2005

Rio - Voltei do Rio. O Intercom estava mais ou médio. O Rio continua bonito, mas é um estresse sem fim andar lá. Todo mundo te ataca querendo vender coisas, tem que estar sempre cuidando se nao vai aparecer ninguem pra te assaltar, tem policiais vestidos pra guerra batendo um papinho apoiados em seus fuzis monstros nas encostas dos morros e no tempo em que eu estive la estava uma guerra entre a Rocinha e o Vidigal - que ficam perto de onde eu estava e do lado do Sheraton (nao consigo imaginar como alguem vai para aquele hotel), uns tiroteios no morro que fica atrás de copacabana, fecharam o túnel Rebouças e fizeram um arrastão e nao sei o que mais. Não aconteceu nada comigo, mas era um apavoramento só lá. Ainda por cima o hotel era horrível e cheio de gente mal-educada e sem Internet (apesar de prometer - jamais fiquem no hotel oceano, em copa). Enfim, o Rio tem lugares lindos, praias lindas (apesar de geladas),eventos muito legais, esportes, restaurantes ótimos (fui num tailandês do Leblon realmente muito bom, mas ainda não melhor que o Koh-pee-pee), mas não tenho vontade de voltar. A violência estraga tudo.
Posted by raquel at 11:52 PM | Comments (4) | TrackBack

setembro 5, 2005

No time to post - Na véspera do dia internacional da Raquel, eis que me vejo atolada de trabalho, apresentações, aulas e viagens. Não gosto muito disso de ser nômade. Gosto de rotina e de controlar tudo. Enfim, postarei assim que possivel.
Posted by raquel at 8:59 PM | Comments (4) | TrackBack