email.gif Flames - Essa matéria da Wired de ontem relata a dificuldade de se entender a comunicação online. Baseada em um estudo recentemente publicado no Journal of Personality and Social Psychology, do psicólogo Nicholas Epley, explica que em apenas 50% dos casos as pessoas compreendem o tom de uma mensagem de email. O interessante é que o estudo foi conduzido com alunos de graduação, sobre elementos cotidianos, como comida, aulas e etc. E mesmo compartilhando o contexto, a dificuldade dos alunos foi muito grande.
"People often think the tone or emotion in their messages is obvious because they 'hear' the tone they intend in their head as they write," Epley explains.

O psicólogo acredita que as pessoas têm dificuldade de entender o que o outro está querendo dizer por egocentrismo, compreendido aqui como a dificuldade de alguém de "desconectar-se" de sua própria perspectiva e compreender uma mensagem a partir da perspectiva do outro. O egocentrismo seria, do meu ponto de vista, a medida inversa da empatia.

O estudo é interessante porque ressalta o grande problema dos emails: criar mal entendidos porque é muito difícil que as pessoas consigam compreender o contexto daquele que escreve. Claro que isso deve ter uma variação de acordo com a cultura onde cada um está inserido, pois as "pistas" de tom devem ser diferentes. Mas a teoria talvez explique o porquê dos adolescentes imediatamente adotarem uma linguagem característica da Internet, com extensas referências onomatopéicas e sonoras em suas comunicações. De uma perspectiva evolucionista - como ando ultimamente - trata-se de adaptação para a sobrevivência no mundo online.