Compós 2006


- A Compós deste ano estava especialmente um primor de organização. Tudo funcionou as mil maravilhas, os ônibus todos funcionaram, as reservas todas funcionaram, os GTs começaram na hora (ou quase na hora) e para os que acabaram depois, sempre tinha um ônibus esperando, datashow na sala, sistema de som ok... Olha, vou dizer, faz tempo que eu não participava de um congresso tão grande e tão bem organizado. Sem falar que a educação do pessoal da organização era um caso a parte. Como muito bem disse a Márcia, o pessoal da organização da UNESP está de parabéns.

O GT de Tecnologias (que passou na reclivagem com a proposta de Cibercultura, sendo o mais votado, segundo me informou o Alex), foi muito legal. A gestão do Vinícius Pereira está apresentando textos bastante polêmicos! :))) Como sempre, trabalhos interessantes, perguntas fortes, discussões e debates. Gostei especialmente do trabalho da Fernanda Bruno, o qual relatei pessimamente mas, porque, realmente, estava bem colocado dentro do histórico de trabalhos dela. Também gostei muito dos trabalhos do `André Lemos (e descobri que eu não estou inserida no universo da mobilidade), do Juremir Machado da Silva (que eu não tinha gostado tanto da parte escrita, mas que deu um show de apresentação, irônico e bem-humorado e, com isso, brindou-me com várias idéias ótimas), do Erick Felinto (o mais polêmico e mais instigante texto do GT deste ano, na minha opinião). Os trabalhos da Lilian França (com quem eu estava morrendo de vontade de trocar umas idéias, mas que teve que ir embora mais cedo), do Eugênio Trivinho (desta vez, eu compreendi totalmente o texto e suas armações lingüísticas e irônicas e achei, com sinceridade, brilhante), da Juliana e da Bárbara (o sexo pós-humano), do Sivaldo (meu Deus, que cara mais calmo!!! Eu, uma pilha de nervos, e ele, tri tranquilo na dele...) e da Simone de Sá (a questão da música como técnica) também estavam ótimos. As discussões foram muito boas e instigantes como sempre.

O problema todo foi que minha apresentação foi decepcionante. Acabou que, de tanto preparar, estraguei uma boa parte do que eu estava esperando falar e acabou que resumi tudo demais, coloquei dados demais e, mesmo para o meu GT, e a coisa toda ficou meio difícil de entender. Recebi várias sugestões preciosas, um relato destruidor e instigante (que eu esperava debater, mas que também não consegui fazer direito) e a melhor pergunta de todas, que foi a do Träsel. Ah, também recebi alguns elogios e algumas idéias de intercâmbios (thanks Vinícius e Suely!!).

Bem, minha apresentação meio ruim da Compós me deixou frustrada. Começo a pensar que sou empírica e prática demais e que talvez isso não dê tão certo quando eu imaginava na academia. Bem, agora não adianta chorar sobre leite derramado, então que me vou para terminar minha tese de uma vez. :P