ic.jpg CIC 2006 - Nos últimos dias estive trabalhando no 15o Congresso de Iniciação Científica da UCPel, como avaliadora dos trabalhos. É sempre uma experiência muito legal porque leva os professores a conhecer um pouco mais do que é feito pela graduação em termos de pesquisa, e poder trocar algumas idéias com cursos diversos dentro das Ciências Sociais Aplicadas. A qualidade dos trabalhos também impressiona e de modo especial, este ano, foi muito legal. É claro que é um trabalhão enorme e tem dias em que passamos quatro ou cinco horas seguidas avaliando trabalhos, mas a experiência é fantástica.

Uma das primeiras coisas que me ocorre, quando falo da pesquisa que é realizada na graduação, é a falta de espaços onde os pesquisadores possam expôr seus trabalhos. Quero dizer, existem os Congressos de Iniciação Científica, mas, fora eles e o Intercom Junior, não há espaços de publicação desses trabalhos. E isso é sempre uma pena já que, muitos trabalhos dos alunos são criativos, originais e superam até mesmo trabalhos de mestrandos e doutorandos. Então, eu sempre defendi que é preciso que as revistas criem uma sessão para os melhores trabalhos da graduação. Falei com vários pesquisadores que, no entanto, deram o contra, dizendo que as revistas não querem publicar porque esses artigos reduziriam sua avaliação no Qualis.

Minha proposta é, assim, que se criem espaços, em uma força conjunta dos pesquisadores, para apoio à pesquisa na graduação. E por "apoio" eu não quero dizer apoio financeiro, mas apoio de reconhecimento da comunidade acadêmica às pesquisas (muitas vezes de ponta) que são levadas ao cabo por entusiasmados alunos da graduação, muitas vezes sem bolsa e sem qualquer outro estímulo. E que, inclusive, esses alunos possam submeter esses trabalhos a sessões específicas nas revistas científicas, e que possam ser julgados pelo seu mérito, e não pela qualificação do autor do artigo.