orkut.jpgOrkut + GTalk - De acordo com essa matéria do 21talks, o Google Talk vai ser agregado ao sistema de rede social da Google (aka. Orkut, pelo menos, por enquanto). A idéia é que, quem estiver online no Orkut possa "papear" com quem mais esteja online no sistema (inclusive por VoIP). A proposta é antiga e meio óbvia, mas quero ver como vai ser implementada. :-) Possivelmente apareça alguma integração com o Gmail também. O interessante da matéria é o reminder:

Just a reminder on Orkut. The social network was created by Orkut Büyükkökten, a Turkish Google software engineer. It has been rapidly outpaced by MySpace in 2005, but since the middle of this year, has been recovering its late, thanks to the tremendous adoption in Brazil. Today, (just) according to Alexa, the two social network are close to each other in daily reach. And according to Wikipedia, there might be over 31 million members.


Faz tempo que o Orkut vem crescendo nos EUA e em outros países. Ontem mesmo, fiquei sabendo que já é o no. 1 na Índia, o que não é exatamente uma surpresa, dado o crescimento que estava tendo lá na época em que eu estava nos EUA. Esse crescimento é o que, aliás, vem reduzindo o percentual de brasileiros no sistema e não uma "retirada em massa", como vem aparecendo por aí...

Outra coisa interessante é a tendência a integração de sistemas de CMC por esses softwares. O MySpace já está praticamente sendo oferecido pelo celular, o que é uma tendência para o Orkut e os demais sistemas. Creio que, no futuro, todos vão virar mesmo grandes centros de comunicação.

Update: Já está no ar a versão do Orkut com o GTalk. :-)