O que são os sites de redes sociais?


- A danah recentemente fez um post no Many2Many sobre o que seriam os social network sites, ou seja, os sites de redes sociais. Para ela,

A ?social network site? is a category of websites with profiles, semi-persistent public commentary on the profile, and a traversable publicly articulated social network displayed in relation to the profile.


Ela relaciona os perfis, os comentários e a rede social como requisitos. Apesar do texto apenas relacionar sites como o MySpace, o orkut, o Facebook e o Friendster, creio que há muitos outros que entrariam na categoria. Em muitos sistemas, como nos weblogs ou nos fotologs, por exemplo, não há uma intencionalidade para que usuários criem perfis. No entanto, há uma ação emergente do público no sentido de personalizar o fotolog ou o blog com suas características, gostos e "últimas configurações do self" (alguns trabalhos que vão neste sentido são os de Nicola Döring e Judith Donath). Também não indicaria a parte de "amigos" (como no orkut ou no MySpace) como a rede social associada ao perfil. Ao contrário, acho que a rede social é mais clara nos comentários e scraps. Com isso, os "lurkers" (e a maioria dos internautas) são experts em xeretar nos comentários e scraps, mas nem todos, por exemplo, ficam olhando a "lista de amigos". É nos comentários que está a "verdadeira" rede, a rede que está "viva" em relação ao perfil. Ou seja, para mim, bastaria o perfil (que poderia ser qualquer forma de individualizar um "espaço virtual") e comentários (ou outra forma de interação). Neste sentido, meu conceito seria bem mais amplo que o da danah. Do meu ponto de vista, a Internet sempre teve uma vocação para "materializar" redes sociais (quem não lembra dos estresses de "roubar log" do IRC?), e que os sites de redes sociais são apenas uma forma mais direta de mostrar isso.