Cinemas em Pelotas


- Fazendo eco ao blog do Leo, vou reclamar também dos cinemas de Pelotas. Então, faz mais de ano que desisti do cinema em Pelotas. É cada vez mais raro eu ir ver um filme por aqui e, cada vez que vou, fico muito arrependida. Não pela qualidade dos filmes em si. Sempre achei o cinema uma experiência mágica, e sempre gosto de ir, mesmo quando o filme é ruim. Mas não dá para freqüentar o cinema em Pelotas, simplesmente não dá.

Primeiro e principal motivo: a sujeira. Os cinemas aqui são sujos, muito sujos. No Capitólio, os bancos claros não ajudam, mostrando a podridão e não negando que nunca viram um pano úmido. No CineArt, já cheguei no cinema com bancos encharcados de refrigerante, com coisas gosmentas e etc. Desde que começaram a permitir a entrada de comida, só piorou. Ninguém limpa as salas entre as sessões (acho que nem durante a semana). E as salas ficam totalmente podres. Tem lixo por tudo. Parece que aconteceu uma guerra de pipoca, chicletes, balas e macdonalds entre os freqüentadores da sessão anterior. É preciso, literalmente, chutar o lixo para caminhar, limpar o banco para sentar e rezar para não ver ratos (sim, eu já vi ratos correndo pela sala várias vezes).

Segundo, a falta de manutenção. As salas, coitadas, não devem ver a cor da manutenção há anos. O som do Capitólio é invertido desde a primeira reforma (há uns 10 anos) e, desde então, a qualidade foi caindo horrivelmente. Sem falar que é comum o filme aparecer com falhas, cortes esquisitos e "escurecer" em várias partes (muito uso? máquina de projeção ruim?). As salas também não vêem a cor da manutenção há séculos. Bancos quebrados, carpetes arrancados, espuma retirada e etc. são comuns. Ah, sem falar no ar condicionado, que acho que nem existe mais, tamanho calor e ar viciado das salas.

Outro problema consiste nos famigerados intervalos. Sim, aqui o cinema tem intervalo quando o filme é razoavelmente grande (mais de duas horas). O filme pára, acendem as luzes, todo mundo vai comprar mais coisas que vão virar sujeira nos próximos dez minutos. Minha paciência com isso é zero. Os cinemas inventaram mil desculpas para o tal intervalo, mas a verdade é que assisti Titanic antes da reforma e não teve intervalo. Aliás, nenhum outro cinema faz intervalo.

Por fim, a falta de educação das pessoas. Em cinemas civilizados, quando o filme começa, todos ficam quietos e, se alguém incomoda, em 5 minutos tem um funcionário ali pedindo pra pessoa ficar quieta ou se retirar. Em Pelotas, no momento em que o filme começa, é cada um por si. Já aconteceu, várias vezes, de eu ter que sair para pedir para algum funcionário solicitar que gente sem noção calasse a boca ou parasse de jogar trecos nos outros. E isso acontece em todas as sessões. O pessoal do cinema simplesmente não está sem aí.

Então, para não me incomodar, só vou no cinema quando vou pra Porto Alegre. Chego a ver 3 ou 4 filmes em um fim de semana. Adoro. E acho que vale o quanto custa. O som e a imagem são sempre excelentes, as poltronas confortáveis, sei que será uma experiência legal. Agora, em Pelotas, infelizmente, não dá mais. Lembro que recentemente saiu uma reportagem no jornal local comentando a falta de público do cinema e culpando "a crise". Não é "a crise". É a falta de respeito do cinema com o cliente mesmo. Hoje em dia, em Pelotas, só vejo DVD, na quietude da minha sala. Não é como o cinema, bem sabido. Mas não é um chiqueiro (eu mantenho a minha casa limpa), não tem gente incomodando na volta, a qualidade do som e da imagem é aceitável e eu pago menos. E me incomodo menos.