baked.jpegComidas do Exterior - Coisa boa de viajar é conhecer novos sabores, novas comidas e novos hábitos alimentares. A Europa come muito bem, de um modo geral. Fast foods tipo McDonalds são muito ruins por lá. Fiquei particularmente impressionada pelos Baked Beans do café da manhã inglês (embora eu sempre comesse no almoço). Sempre achei um bizarrismo comer feijão no café da manhã e nunca fui muito fã do grão. Pois depois de provar, passei vários dias comendo baked beans com torradas, especialmente na Índia.

Aliás, a comida indiana, ao contrário do que eu imaginava, não me agradou. Os sabores são muito salientes, quase agressivos. Tem bastante pimenta, o que não foi um problema, mas abusa de sabores muito fortes, que são usados em quantidade, os quais não gostei muito. O naam é muito oleoso, as samosas são esquisitas, os currys transpiram cominho. Usa-se muita galinha e muito peixe. De um modo geral, há muitos vegetarianos, mas não há comida vegan. Manteiga, leite e queijos são até razoavelmente utilizados. Para muitos ocidentais, creio que a comida seria apimentada demais (não para quem nasceu na minha casa, por certo). Todos os pratos são super temperados e bastante oleosos e gordos. A combinação de elementos muito fortes juntos e muito óleo não me agradou e acabei optando por comida ocidental durante vários dias.

soupe.jpegNa França é, disparado, onde se come melhor. Comemos muitas coisas gostosas, mas de um modo especial, duas coisas se destacaram: a qualidade dos chocolates e a famosa soupe à l'oignon. Há várias chocolaterias por Paris, praticamente uma por esquina. E os chocolates são divinos! Nada dessa eca cheia de manteiga de cacau que se vende no Brasil. Os chocolates são muito mais amargos, com muito mais consistência e bem menos doces (logo, com mais cacau). Acho que é por isso que as receitas de lá sempre funcionam. :P A sopa é um prato tradicional, feita de cebola, pão e gratinada com queijo. Uma delícia, pois os franceses conseguem extrair o sabor da cebola sem colocar nada artificial no tempero. Também gostei muito dos pães (já sabia que eram ótimos, como na Itália), da qualidade dos queijos e dos vinhos (qualquer vinho de garrafão é maravilhoso). Ponto negativo: as frutas. Sucos são muito ruins, as frutas sempre parecem meio velhas. Também não se tem muito o hábito de comer frutas o tempo todo.

Hoje vou tentar fazer baked beans aqui em casa e futuramente, vou testar elementos para todas as receitas das quais gostei. :)