Curva de adoção


- No Many-to-Many tem um texto muito legal do Ross Mayfield, comentando a curva de adoção do Twitter, um sistema de rede social que permite que se troque mensagens com a rede social de cada um. Nessa análise o Mayfield comenta várias coisas, como o fato da rede social apropriar-se do sistema de formas não-esperadas como elementos essenciais da curva de adoção.

A adoção dos comportamentos coletivos através de convenções sociais é uma das características mais importantes do surgimento de trocas sociais em redes. Esses comportamentos coletivos surgem em meio a uma cooperação que visa a produção e o usufruto de capital social pelos atores em uma determinada rede. E eu acredito que o tipo de capital social produzido na rede é elemento para que determinados tipos de informações sejam propagadas ou não. No caso do Twitter, há um forte componente social, voltado para a composição da rede social e do indivíduo diante dessa rede. Logo, é o tipo de sistema que apenas faz sentido se os amigos/conhecidos também adotarem. Há um processo inicial de estímulo à adoção, que pode dar certo ou não de acordo com o capital social que pode ser imediatamente percebido pelos atores envolvidos. Escrevi um pouco sobre isso para um artigo que apresentei no simpósio Digital Trash, na ESPM do Rio. Deve sair em um livro, logo.