danah.jpgdanah on social software class division- No domingo, a danah boyd publcou no seu blog um pequeno ensaio, obtido através da reflexão de algumas notas de campo, denominado Viewing American class divisions through Facebook and MySpace. A idéia era a de apresentar alguns pensamentos a respeito da divisão de classes e da adoção dos sites de redes sociais. No artigo, a danah afirma que parte do processo de adoção desses sites está arraigada no espaço geográfico, nos amigos e na questão sócio-econômica. O MySpace, neste foco, estaria sendo apropriado por adolescentes que ficam "de fora do paradigma de popularidade no segundo grau"(punks, alternativos, góticos, hispânicos, etc. etc. Ela denomina esta população como "garotos subalternos" (subaltern teens). Já o Facebook seria apropriado principalmente pelos adolescentes populares e de uma classe socio-econômica maior (os "garotos hegemônicos", hegemonic teens).

Embora o ensaio tenha sido voltado para o público americano e seja realmente um ensaio, ou seja, uma colocação de idéias, mais do que um fato verificado empiricamente, ele traz questionamentos. Esta observação não tem eco no Brasil, por óbvio, já que por aqui ainda temos um único site de rede social hegemônico, o Orkut, que serve de espaço de ação social para adolescentes de todas as classes. Mas as observações da danah podem oferecer elementos para considerações a respeito do crescimento dos softwares de redes sociais. Nos EUA, o MySpace foi o primeiro e imediatamente angariou milhares de usuários - como o Orkut no Brasil. Do mesmo modo, a mídia imediatamente com a popularização passou a trazer os aspectos negativos do uso. E segundo a danah, esses aspectos ressaltados foram fundamentais para a divisão na adoção.

The division is cleanest in communities where the predator panic hit before MySpace became popular. In much of the midwest, teens heard about Facebook and MySpace at the same time. They were told that MySpace was bad while Facebook was key for college students seeking to make friends at college. I go into schools where the school is split between the Facebook users and the MySpace users..


Em alguns pontos, acho que o artigo vai um pouco longe demais - o que é compreensível para um ensaio. Acho difícil que a divisão seja assim tão clara e explícita. Obviamente, essencializações devem percorrer grande parte do que a danah colocou no artigo - ela mesma admite em uma postagem posterior no blog-, mas a maior contribuição está no relato de crescimento dos dois sites e do processo de adoção, além de, é claro, das questões de produção e reprodução de ferramentas de poder.