brasil.jpegSobre Comunidades Virtuais e Territórios - Semana passada estive em uma banca que me despertou algumas idéias antigas a respeito do conceito de comunidade virtual. Freqüentemente a idéia de comunidade na contemporaneidade é vista como diferente do conceito de comunidade defendido por muitos sociólogos (vide Tönies, por exemplo). O foco da comunidade passaria daquele do lugar geográfico para o interesse individual (Wellman, por exemplo, trabalha com a idéia de comunidade centrada no indivíduo). Bom, e daí que muito vem se discutindo como a grande mudança paradigmática do ciberespaço como focada não mais na comunidade de lugar, mas na de interesse.

A questão é que sempre me pareceu que a comunidade, cada vez mais, parece reinscrever-se no locus geográfico no ciberespaço. Os territórios virtuais continuam aparecendo como referências a um espaço concreto, físico, existente no mundo offline. São grupos no Orkut, canais de IRC, fotologs etc. As referências aos lugares concretos parecem ser um forte atrativo para os indivíduos. Assim que, nesse ínterim, vejo a comunidade virtual como voltada, novamente, para um território, ou uma reinscrição deste. Esse "novo espaço" passa a ter as referências de um espaço concreto, que permita a identificação dos indivíduos e, mais do que isso, a possibilidade de que os laços estabelecidos no ciberespaço seja também ampliados para o offline.

Parte disso, percebe-se mais claramente nas reinterpretações dos espaços concretos no Second Life. Ali, a referência a territórios e espaços concretos é cada vez mais evidente nas construções e, mais do que evidente, agregadora. Afinal, qual o objetivo de criar um espaço lá denominado "Brasil"? Parece-me, é juntar aqueles indivíduos que se identificam com o território, especificamente, brasileiros e brasileiros que moram no exterior. Ou seja, parte dos elementos que constroem a identidade offline, como o meu território, são reinscritos no ciberespaço como forma de definir minhas relações também lá. Vou para a Internet encontrar meus vizinhos, não aqueles que moram distantes de mim. E essa reinscrição territorial permite que as distâncias geográficas sejam levadas em conta no processo de interação social.