Novo na Estante


- Ando lendo como uma louca. Provavelmente para tirar o atraso de quase 04 anos de tese só lendo sobre redes sociais. Antigamente eu tinha um blog só para falar de livros, mas daí que acabei com o blog porque eu não tive paciência de comentar todos os livros. Enfim, ando lendo muito e fiquei com vontade de comentar algumas coisas interessantes.

hungry.jpeg Amitav Gosh
Não sei se porque eu estive na Índia ou se porque o cara é bom mesmo, mas ando apaixonada pelo trabalho dele. Li primeiro o The Glass Palace, que comentei ali embaixo, que é bem bom. Agora li o The Hungry Tide e gostei mais ainda. O Gosh é aquele tipo de autor com o poder para te levar para um mundo contemporâneo, mas ao mesmo tempo, com cheiros e gostos estranhos, com lugarejos desconhecidos e espaços ainda a imaginar. The Hungry Tide também se passa na Índia, numa região de ilhas chamada Sundarbans, no delta do Ganges, um espaço de mangues. Recheado com tigres de Bengala, crocodilos, lendas e historietas, o conto centra a narrativa em torno de Piya, uma bióloga especializada em mamíferos marinhos que vai à região estudar os golfinhos e Kanai, um tradutor que retorna a região para visitar uma tia e reencontar parte da história de sua família. Apesar do tom, o livro não é um romance, mas sim, uma novela que retrata um determinado povo, em um determinado momento da história da Índia. Tem um tom mais épico, no sentido que retrata várias gerações e várias idéias que perpassam histórias contemporâneas. Por que esses livros não são traduzidos para o português?

The Good Fairies of New York
fairies.jpegComprei esse na Amazon só porque li o prefácio de um entusiasmadíssimo Neil Gaiman. É de outro autor que eu desconhecia, o Martin Millar. O livro conta a história de duas fadas escocesas que vão parar em New York, Heather e Morag e das pessoas que elas encontram por lá. As duas jovens são "rebeldes" no mundo das fadas, pois pintam os cabelos, e sonham em formar uma banda para tocar Ramones em seus violinos. Em um tom parecido com o do Terry Pratchett, Martin Millar constrói um "conto de fadas" para adultos, recheado de situações inusitadas (como história grega e fadas chinesas) e com momentos dramáticos (como a doença de Crohn de uma amiga das protagonistas). Millar tem um estilo irônico e sonhador meio parecido com o Gaiman mesmo.

Shantaram
shantaram.jpeg O terceiro é outro filho indiano, comprei por lá. Shantaram é um romance épico escrito por Gregory Davd Roberts, baseado em sua história. O australiano morou por alguns anos em uma das maiores favelas de Bombaim (Mumbai), trabalhou para a Máfia Afegã, teve um envolvimento sério com drogas e ainda se envolveu com negocios de Bollywood. O livro é bem escrito, interessante e rápido. Aliás, está virando um filme (que será lançado em 2008), estrelado pelo Johnny Depp e pelo Amitab Bachchan (um ator indiano que é um dos mais famosos ever. Na Índia, ele faz propagandas de todo o tipo de produtos, desde diamantes até arroz e camisinha). Este é o mais provável de receber uma edição em português. E vale a pena, é muito bom.